sexta-feira, 10 de junho de 2016

CORRER COM SOL E CALOR? SIM OU NÃO?

ELISABETE RIBEIRO
Agora que o bom tempo está a chegar, as pessoas começam a ter mais predisposição para sair de casa e começar a correr.

Deveriam correr todo o ano, mas o calor motiva mais a praticar desporto que o frio.
Obviamente que é preciso ter alguns cuidados quando se corre com calor. Seguem-se algumas sugestões para o calor não se transforme num dos seus piores inimigos!

Protetor solar
Quando correr com sol e calor é fundamental que use um protetor solar adequado. Mesmo em dias nublados em que não vê o sol. O sol melhora a visão, sintetiza a vitamina D, mata agentes patogénicos entre muitas outras coisas, mas se não proteger a sua pele, este pode-lhe ser nocivo.
Curiosamente, a água, a areia e a neve refletem os raios solares contribuindo para as queimaduras solares.

Quando se deve colocar o protetor solar?
Por norma, o aconselhado é colocar o protetor sempre 20 a 30 minutos antes do treino, mas com as novas fórmulas de rápida absorção da pele pode colocar apenas 10 minutos antes do treino.
Pode e deve colocar protetor a cada 2 horas de exercício. Se for treinar com muito calor irá, naturalmente, transpirar mais que o normal e, por consequência, também irá limpar o suor mais vezes.
Ao limpar o suor também está a limpar o protetor, logo é aconselhável que coloque protetor várias vezes durante o treino. Pode parecer exagerado mas acredite que a sua pele agradece!
Coloque o protetor em todas as partes do corpo que não estejam cobertas com roupa.

Proteja a cabeça
É fundamental que proteja a sua cabeça quando treina com muito calor.
Use um boné para proteger o couro cabeludo das queimaduras solares.
Hoje em dia as grandes marcas de vestuário desportivo já fabricam bonés com materiais muito bons e próprios para arrefecimento.

Tenha cuidado com o suor
Atualmente os protetores solares já têm fórmulas resistentes ao suor, mas por muito bons que sejam quando se transpira muito não há protetor que resista e como tal estes misturam-se com o suor escorrendo para os olhos!
Quando colocar o protetor e sentir suor na zona dos olhos limpe-os imediatamente, se o suor misturado com o protetor entrar para os seus olhos a sensação de ardor é desagradável!

Use creme hidratante
Depois do treino é fundamental que coloque um creme hidratante no corpo após o banho. Os cremes hidratantes são ótimos para revitalizar a pele.

Hidratação é fundamental
O seu corpo quando começa a aquecer, a forma natural que tem para se refrescar é expulsar o calor sob a forma de suor, logo você começa a perder líquidos e é imperativo que os reponha.
Leve sempre líquidos para os treinos para se refrescar, mas beba apenas quando o seu corpo “pedir” e não esteja constantemente a beber mesmo que não tenha sede.

Utilize roupa de treino confortável 
Com o calor é normal que se corra com pouca roupa, sendo isso o mais aconselhável!
Mas ainda existe o mito que quanto mais se transpira mais se emagrece. Muitos corredores casuais, mesmo durante o verão, correm carregados de roupa para esse efeito. Isso é completamente errado!
Quanto mais quente o seu corpo tiver mais necessidade irá ter de se refrescar. Seja consciente e use pouca roupa.

Escolha a melhor hora para treinar com calor
Para se treinar com sol e calor obviamente que as melhores horas do dia é logo pela manhã ou ao fim da tarde.
Mas se não conseguir treinar nestas horas e tiver mesmo que optar pelo pico do calor, tenha em atenção a dica do protetor solar e da hidratação bem presente na sua mente. Vão ajudá-lo de uma forma preciosa!
Escolha bem o local de treino
Se tiver oportunidade de escolher o local de treino, o mais aconselhável é treinar em parques da cidade ou em zonas arborizadas.
São mais frescos e pode, nas pausas, proteger-se do sol à sombra de uma árvore.
Se correr em estrada o calor é muito mais intenso e com os vapores dos escapes dos carros este torna-se de tal forma insuportável que será mesmo obrigado a parar. Evite estes locais.
Com certeza que muitas destas dicas você já as sabe, nas será que as aplica?

Tenha em mente que a prevenção é sempre o melhor remédio, siga estes conselhos e tire o melhor partido dos treinos de verão!

Sem comentários:

Enviar um comentário