domingo, 5 de junho de 2016

CONTROLO DA HUMIDADE DO AR NA PREVENÇÃO DE ATAQUES DE FUNGOS EM ESTUFAS E ABRIGOS

JOÃO PAULO PACHECO
A humidade do ar é dada pela quantidade de vapor de água nele contido. Enquanto no estado gasoso, essa água contida na massa de ar é invisível aos nossos olhos, só se tornando visível quando, por condensação, passa do estado gasoso ao estado líquido; a este momento em que se dá a condensação da água contida massa de ar, com a formação de nevoeiro, chamamos “Ponto de orvalho” que basicamente depende de três factores essenciais, a saber: temperatura, humidade absoluta e pressão atmosférica.

É extremamente importante que o agricultor tenha uma boa percepção destes factores, sobretudo a temperatura do ar e a sua humidade absoluta, ou seja as gramas de água por metro cúbico de ar. Ao ponto de orvalho diz-se que corresponde uma humidade relativa de 100%, foi atingido o ponto de saturação.

Para o conjunto de seres vivos que vivem nessa massa de ar, é muito mais importante a medida da humidade relativa do que a medida da humidade absoluta, já que a primeira é mais indicativa da real disponibilidade da água nela contida e consequentemente do esforço para a obter

As questões relacionadas com a forma correcta de utilizar um abrigo ou estufa com algum grau de estanquicidade ao ar prendem-se, sobretudo, com o que acima foi exposto sobre humidade do ar. Os fungos, em particular, são extremamente dependentes de valores altos da humidade relativa para se desenvolverem. Duas ou três horas de condições favoráveis podem ser suficientes para a sua instalação na cultura com consequentes estragos.

As estufas nunca deverão ser fechadas contendo ar quente, porque com o arrefecimento nocturno o ar deixa de conseguir “segurar” tanta água no estado gasoso, dando-se a sua condensação e formação de nevoeiro, condição de vulnerabilidade ao ataque de parasitas, principalmente fungos.

Em suma, tudo o que possa ser feito no sentido de proporcionar condições ideais de arejamento num abrigo permite ao agricultor prevenir a ocorrência de doenças, adiando o seu ataque enquanto produz com qualidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário