sábado, 18 de junho de 2016

VILA REAL, 29-09-2013

PAULO VIEIRA DA SILVA 
O dia 29 de Setembro de 2013 vai ficar para a história de Vila Real. Neste dia encerrou-se um ciclo e iniciou-se um novo tempo com a eleição do Engenheiro Rui Santos para presidente da Câmara.

A cidade de Vila Real resumia-se a pouco mais do que a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Era uma cidade sem vida própria no plano cultural, desportivo e empresarial.

O Eng. Rui Santos é um homem que ama a sua terra e um político íntegro, empenhado, com uma visão estratégica de futuro. Está na vida política e pública para servir os seus concidadãos e o seu País. Um político que coloca acima dos interesses partidários o superior interesse público. Ainda foi assim na recente polémica que envolveu o governo socialista e o presidente da CCDRN quando, em nome do interesse de Vila Real e do Norte, defendeu a posição da CCDRN contra o governo do seu Partido. Hoje é também o Presidente dos Autarcas Socialistas Portugueses. Paulatinamente tem conquistado o respeito do País.

Em menos de 3 anos a cidade de Vila Real passou a ser uma referência na cultura, na ciência, no conhecimento, na inovação, no desporto. Hoje é também clara e assumidamente a principal porta de entrada para o Alto Douro Vinhateiro – Património Mundial da UNESCO.

O município de Vila Real é o centro geodésico do Norte, fica a 45 minutos do Porto, de Braga, de Guimarães, de Bragança e de Espanha. Uma localização que, com a inauguração do Túnel do Marão que quebrou a barreira mítica que separava o litoral do interior do País, vai abrir uma janela de novas e importantes oportunidades para Vila Real.

Estou convicto que o Eng. Rui Santos com a sua capacidade de diálogo, trabalho, imaginação e inteligência saberá também agarrar esta oportunidade da aproximação do interior ao litoral, atraindo mais investimento, criando mais emprego, em favor de um futuro muito melhor para Vila Real e para as suas gentes.

RUI SANTOS, PRESIDENTE CM VILA REAL
DR
O Eng. Rui Santos também devolveu o orgulho aos vilarealenses e colocou Vila Real no mapa do País e do Mundo. Teve a capacidade de trazer as míticas corridas de automóveis de regresso a Vila Real.

Assim, no próximo fim-de-semana vamos ter, pelo segundo ano consecutivo, uma etapa do Campeonato do Mundo de WTTC em Vila Real. Este é o maior evento internacional do desporto motorizado que se realiza em Portugal. Este ano esperam-se mais de 200.000 pessoas a assistir presencialmente às corridas vindas dos quatro cantos do mundo. É um evento que, somados todos os shares das televisões mundiais que transmitem o evento, chega a mais de 46 milhões de pessoas espalhadas pelo mundo.

Esta é, sem dúvida, uma das melhores forma de promover Vila Real no País e no Mundo. Parabéns, Eng. Rui Santos!

1 comentário:

  1. Como vilarrealense, e não filiado em qualquer força política, ou tendo qualquer cargo político, sinto que devo referir algo a respeito desta crónica que tem várias inverdades. É uma verdadeira peça de propaganda e revisionismo histórico. Vejamos alguns desses casos:
    1 - «A cidade de Vila Real resumia-se a pouco mais do que a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Era uma cidade sem vida própria no plano cultural, desportivo e empresarial.»
    A cidade dispõe desde 2004, ano da inauguração do Teatro de Vila Real, de uma dinâmica cultural ímpar numa cidade do interior. Tal facto sempre foi reconhecido pela imprensa nacional, artistas, etc. Quantas cidades em Portugal teriam mais que um espectáculo por dia? E em termos de qualidade basta folhear as agendas do TVR para se ter uma ideia... sem falar das iniciativas dos museus e da Biblioteca. Em termos desportivos, não vejo o que foi realizado que não já viesse do anterior mandato. Provavelmente algumas coisas no novo pavilhão desportivo construído no anterior mandato. Em termos empresariais, se existe crescimento, esse é residual. Mas não posso afirmar algo em concreto pois desconheço os números relativos a este assunto.
    2 - «O Eng. Rui Santos também devolveu o orgulho aos vilarealenses e colocou Vila Real no mapa do País e do Mundo. Teve a capacidade de trazer as míticas corridas de automóveis de regresso a Vila Real.»
    Bem, as corridas regressaram também no anterior executivo com provas nacionais. Quanto às internacionais, dependem de contratos e este foi estabelecido com o actual executivo municipal. Não teria sido possível fazê-lo anteriormente.

    ResponderEliminar