segunda-feira, 29 de agosto de 2016

SUPLEMENTAÇÃO - SIM OU NÃO?

NUNO AREAL CARVALHO 
Este tema continua a ser um dos mais "problemáticos" e que ainda causa alguma discórdia no mundo desportivo. Por isso não vou perder tempo com demagogias. 

A resposta é, definitivamente, sim! E para isso vou-lhe dar três razões. 

Em primeiro lugar, porque a nossa alimentação diária não é suficiente. Já existem estudos em Portugal que comprovam que as pessoas que consomem suplementos alimentares, apresentam indicadores e comportamentos de saúde mais positivos do que os que não consomem.

Em segundo lugar, porque o nosso estilo de vida assim o exige. Já não conseguimos controlar a qualidade nem a quantidade de nutrientes presentes nos nossos alimentos, os solos estão cada vez mais empobrecidos. Um estudo realizado em 2002 (nem imagino este estudo em 2016) revelou que 73% dos produtos agrícolas tradicionais contém pelo menos, um pesticida.

Em terceiro lugar, porque em Portugal, por exemplo, existe uma carência de algumas vitaminas, como é o caso das vitaminas do complexo B e de vitamina C, o que nos devia "obrigar" à ingestão de multivitamÍnicos. 

Existem uma panóplia de razões para o uso de suplementação, mas quero só aqui realçar mais duas,
perda elevada de minerais pela sudação, que precisam de ser repostos e por vezes só o água não é suficiente. E necessidade extra de proteína (casos de dietas hipo ou hipercalóricas, vegetarianos e praticantes de actividades físicas intensas). 

Ok Nuno, até aqui já percebi, é importante suplementar. Mas agora a questão é, que suplementos devo usar? Essa resposta vais ter de esperar até à próxima crónica! Fica atento(a)! 


Bons treinos!

Sem comentários:

Enviar um comentário