sexta-feira, 5 de agosto de 2016

SELANTES DE FISSURAS – A SOLUÇÃO É PREVENIR

LARA RIBEIRO
Segundo a Direção Geral de Saúde (DGS), Selantes de Fissuras são: “espécie de resina que se aplica nas fissuras e fossetas dos dentes, com o objetivo de prevenir a cárie dentária. A sua eficácia reside na capacidade de aderir firmemente ao esmalte dentário e isolar o esmalte das fissuras e fossetas do resto do ambiente oral, ou seja, atua como uma barreira física não permitindo a entrada de bactérias e nutrientes nas fissuras e fossetas, impedindo consequentemente a produção de ácidos resultantes desse metabolismo, essenciais à iniciação e desenvolvimento do processo de cárie dentária”.

Estudos efetuados sobre a eficácia dos selantes de fissuras dizem que as taxas de redução de cárie para os selantes com base em resinas variam de 88% a 60% acima de 4 anos. No entanto, essas altas taxas podem ser reduzidas se os selantes não forem verificados regularmente. As superfícies dos dentes não seladas apresentam uma taxa maior de cárie (77%) do que as superfícies dos dentes seladas (27%).

Os selantes são indicados para crianças e adultos que estejam em risco moderado ou alto de desenvolver cárie dentária ou tenham cárie incipiente nas fóssulas e fissuras. Antes da aplicação do selante a superfície do esmalte é tratada com um ácido, o qual aumenta a adesão do selante. O ataque ácido faz com que na superfície do esmalte se formem uns microporos que permitem a entrada do selante, ficando este aí retido através de microrretenções, após a polimerização. A penetração do selante nas fissuras depende de fatores anatómicos do dente (morfologia das fissuras) e dos cuidados utilizados na técnica de aplicação de cada tipo de selante. A retenção do selante resulta da união micromecânica entre a resina e o esmalte, sendo, em parte, dependente do rigor empregue na técnica de utilização.

O cheque dentista prevê a realização deste tratamento. Portanto, mesmo que os seus beneficiários (crianças, jovens, grávidas ou idosos) não tenham cáries, podem utilizar o cheque para a realização deste tratamento preventivo tão importante. 

Prevenir é sempre a melhor solução!

Sem comentários:

Enviar um comentário