INÊS MAGALHÃES |
As doenças da boca e dos dentes trazem problemas a vários níveis. Quer da saúde em geral, quer da própria qualidade de vida das pessoas.
Uma boa dentição ajuda não só a mastigar os alimentos, para uma correta digestão e absorção dos mesmos, bem como a falar e a sorrir.
Os problemas mais comuns que surgem com o avançar da idade são:
· As cáries, principalmente as radiculares (nas raízes dos dentes), uma vez que a gengiva tende a retrair e a expor as raízes dentárias, cobertas inicialmente por osso e gengiva;
· A doença periodontal (na gengiva);
· A perda de dentes;
· As alterações funcionais da cavidade oral (com maior incidência na mastigação);
· O desgaste dentário;
· O cancro oral;
· A xerostomia (sentir a boca seca);
· A dor crânio-facial;
· O aparecimento de mucosas sensíveis e finas;
· Alteração da cor dos dentes;
· Diminuição da perceção de certos sabores.
Todas estas situações têm solução. Existem diversos tratamentos, por vezes simples e pouco dispendiosos, outros mais complexos e mais dispendiosos, que podem ajudar a melhorar a saúde oral. Como exemplos temos: as reconstruções em resinas compostas, as reabilitações protéticas removíveis ou fixas, a ortodontia (correção do posicionamento dentário), entre outros, que podem ser soluções também indicadas nestas idades.
A melhor solução é recorrer sempre ao médico dentista, pois ele indicar-lhe-á qual o tratamento mais adequado para cada situação.
Contudo, deve adotar medidas preventivas para ajudar a manter uma correta saúde oral:
1. Escovar os dentes diariamente, pelo menos duas vezes por dia, uma das quais obrigatoriamente antes de deitar, com uma escova média, e usar escovilhões interdentários ou fio dentário, para higienizar os espaços entre os dentes, e um raspador lingual para limpar a língua.
2. Usar diariamente um dentífrico fluoretado, para prevenir a cárie dentária e a perda de dentes.
3. Os antimicrobianos como a cloro-hexidina podem ajudar a diminuir as bactérias na boca e ajudam a controlar a placa bacteriana e o aparecimento do tártaro.
4. Se sentir a boca seca, pode usar substitutivos de saliva para a humedecer a cavidade oral.
5. Deve ter cuidado com os alimentos ricos em açúcares (refinados ou não).
Lembre-se sempre: “A saúde oral é importante para a saúde em geral!”
Sem comentários:
Enviar um comentário