sábado, 7 de janeiro de 2017

DOENÇA ONCOLÓGICA ABDOMINAL

J. PEREIRA RAMOS E SUSANA FARIA
Infelizmente, as doenças oncológicas são cada vez mais frequentes.
Os termos tumor, carcinoma, neoplasia são formas diferentes de falar de uma doença grave, com tratamentos difíceis e muitas vezes sem cura, como no caso do cancro do pâncreas.

Umas neoplasias mais graves é de fato o cancro do pâncreas. Devido ao seus sintomas pouco especificos: náuseas, emagrecimento, diarreia, dor abdominal, dor na coluna  dorso-lombar, icterícia, depressão e mais raramente trombose venosa e o aparecimento súbito de diabetes, geralmente o seu diagnóstico é tardio.

O diagnóstico é efectuado geralmente pelo médico de família após efectuar análises ao sangue, ecografia abdominal, tomografia (TAC) e ainda biopsias.

O cancro do pâncreas afecta ambos os sexos em igual proporção sendo mais frequente em cerca de 12% nas pessoas obesas.

Também é mais frequente nos doentes diabéticos, em indivíduos com idades superiores a 45 anos de idade, com história familiar de carcinoma do pâncreas e de outros tumores malignos, ainda em indivíduos alcoólicos, com doenças inflamatórias gastro intestinais ou com doenças da boca.

É uma doença muito grave pois metastiza frequentemente. Sabe-se que apenas cerca de 20-25% destes tumores são operáveis o que faz com que a taxa de sobrevivência destas pessoas seja muito baixa. 

A quimioterapia e a radioterapia são os tratamentos mais frequentes no cancro do pâncreas.
Por fim, devemos lembrar que o tumor pancreático tem vindo a aumentar em ambos os sexos e por tal motivo alguns cuidados de exercício físico e higiene alimentar são fundamentais de forma a evitar a obesidade e a diabetes, que são tão importantes nestas doenças.

Sem comentários:

Enviar um comentário