MARIA AMORIM |
“
Desculpa ligar assim, mas estou preocupada, se calhar sem motivo, sabes como é falando contigo fico mais
tranquila..” adivinho o que se passa, alguém está doente e, a sorrir
respondo “então? nada de grave espero,
diz lá” ,“é o meu pai, esta com uma
febrezita, tem uma tosse feia, presa e com expectoração, sabes que ele se mexe
pouco, e tem estado muito mais parado” a preocupação de quem cuida
transparece na voz, o telefonema é só para partilhar e procurar alguém que
possa dizer “ não te preocupes, não deve
ser nada” mas sobretudo para tomar a decisão de levar ou não o pai ao
hospital, que foi o que acabei por fazer “é
melhor ir ao hospital, faz exames e é visto por um médico que vai avaliar e medicar, e mais vale no inicio do que
deixar avançar, no estado dele é mais prudente”. Foi só mais um dos muitos
telefonemas que recebo de familiares ou de amigos que se vêm a braços com
situações que lhes causam alguma insegurança, de mal estar súbito, de febre ,
de bolhinhas, de dores, são mil e uma situações a que eu tento dar resposta.
Umas são situações corriqueiras, de males que tratados em casa depressa passam,
outras podem se transformar em situações mais graves e encaminho para uma
consulta ou para o hospital. Em todas estas situações tenho atenção às queixas,
com o cuidado de saber como começaram, como evoluíram, e a cada uma vou
prestando a atenção devida, numa espécie de triagem que me permite aconselhar
da melhor forma possível. Os meus filhos são os meus melhores clientes, e mesmo
longe, consigo que eles se cuidem e procurem a ajuda necessária quando é caso
disso, e ouço muitas vezes “ ainda
bem que tenho uma mãe enfermeira”, o que me põe sempre um sorriso no rosto.
Mas, e quem não tem uma mãe enfermeira?
Ou uma amiga? Ou uma vizinha? Quem não tem fica muitas vezes aflito com
situações que não sabe resolver ou enfrentar, e faz o que sabe melhor, vai a
correr para o médico, ou melhor para o serviço de urgência, e, ai, com uma
pulseira verde no braço fica à espera horas por uma consulta que muitas vezes é
desnecessária e poderia ter sido evitada,
isto se soubesse que podia ter ligado
para a saúde 24.
A linha Saúde 24 pretende ser um meio
colocado ao serviço do cidadão para responder às suas necessidades em matéria
de saude, contribuindo assim para ampliar e melhorar a acessibilidade aos
serviços e racionalizar a utilização dos recursos existentes, encaminhando os
utentes para as instituições do SNS mais adequadas. Esta linha encontra-se
disponível 24 h por dia, e, quem tem dúvidas quanto ao seu estado de saúde pode
ligar, porque do outro lado da linha encontra-se um profissional devidamente
qualificado, um enfermeiro formado para dar o melhor aconselhamento perante a
situação que lhe é apresentada, ajudando a resolver a situação por si, ou então
encaminhando para a unidade de saúde mais adequada. Este profissional, através
das questões colocadas, avalia o nível de risco perante os sintomas descritos,
presta aconselhamento, nomeadamente a nível do autocuidado, e, sempre que seja
necessário encaminha para a rede de prestação de cuidados mais adequada à
sitaução descrita, naquele momento.
É um instrumento muito útil para o cidadão, que pode
esclarecer dúvidas e ter um apoio importante em situações que lhe causem stress.
Para os serviços, se bem utilizada, será uma mais valia, pois permite gerir
melhor os recursos, evitando sobrecargas com algumas situações desnecessárias,
libertando recursos para as situações mais graves.
Penso ser importante referir a saúde 24, pois todos
temos dúvidas sobre o que fazer perante determinada sitaução de doença ou
acidente, que, por uma ou outra razão nos pode parecer mais grave, e, antes de
sair a correr para o hospital, porque não ligar para esta linha? Porque aí
alguém nos irá esclarecer, tranquilizar e encaminhar para o serviço mais
adequado.
Contactos
Saúde 24
Tel - 808 24 24 24
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