segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

QUANDO DEVO LEVAR O MEU FILHO PELA PRIMEIRA VEZ AO DENTISTA?

INÊS MAGALHÃES
Idealmente, os cuidados dentários infantis devem iniciar-se com conselhos pré-natais aos futuros pais sobre a importância da saúde oral na criança, para além da extrema importância da saúde oral na grávida. Os cuidados de saúde oral infantil devem ser vistos como a base para uma educação preventiva que proporcione todas as condições para um ótimo crescimento, desenvolvimento e funcionamento, quer dentário, quer geral da criança.

A Academia Europeia e Americana de Odontopediatria recomendam a primeira visita ao dentista até ao primeiro ano de idade. Idealmente estas visitas servem para uma observação do estado de saúde oral da criança e informar os pais sobre atitudes preventivas, detetar hábitos nocivos (utilização inadequada de biberão, chupeta) e estabelecer um programa adequado ao grau de risco do bebé.

A primeira consulta deve ser realizada, então, quando os primeiros dentes temporários (vulgo “dente de leite”) nascem (por volta dos 6/7 meses de idade) ou, no máximo, até à criança completar o primeiro ano de vida.

Idealmente, quando existe uma boa saúde oral, a criança deve ser observada a cada seis meses. Em situações de elevado risco de cárie, esta periodicidade deve ser reduzida para intervalos de três meses.

É muito comum o aparecimento da cárie precoce na primeira infância. Várias medidas são importantes na sua prevenção. Entre elas:

· Promoção da amamentação materna pelo menos até aos 4-6 meses de idade;
· Colocação de apenas leite ou água no biberão e oferecer à criança sobretudo durante o dia e nunca quando esteja a dormir;
· Não colocar líquidos açucarados no biberão nem na chupeta;
· Logo que os primeiros dentem nasçam, promover a sua higiene com uma gaze, dedeira ou escova macia, idealmente após as refeições;
· A criança nunca deve dormir com a boca por higienizar. Mesmo que seja necessário a sua alimentação durante a noite, deve proceder-se sempre à sua higiene oral no final;
· Visitar o médico dentista. 

No caso de ainda não existir cárie, torna-se de extrema importância a sua prevenção no consultório médico-dentário, com a aplicação tópica de flúor e com a aplicação de selantes de fissuras. Estes últimos consistem numa espécie de “verniz” que se aplica na superfície de dentes sãos, com o objetivo de prevenir, então, o aparecimento de lesões de cárie dentária. Constitui um recurso eficaz em termos preventivos, não devendo constituir uma medida isolada mas antes integrada num programa mais alargado de prevenção.

Sem comentários:

Enviar um comentário