quinta-feira, 15 de setembro de 2016

ESCOLHA BEM A SUA ESCOVA DE DENTES

“Escovar os dentes é um costume ancestral. Civilizações antigas utilizavam galhos após as refeições, esfregando-os lentamente nos dentes para os limpar. As escovas de dentes que conhecemos hoje só foram criadas em 1930 e passaram a ser realmente conhecidas após a Segunda Guerra Mundial - e a partir de então houve uma popularização do produto”.

LARA RIBEIRO
Falta de escovas de dentes, convenhamos, não há. Pelo contrário, no meio de tanta oferta torna-se difícil escolher qual utilizar. Há várias formas e tamanhos de cabo e de cabeça, texturas das cerdas, etc.

A verdade é que não existe um tipo de escova dentária ideal. A melhor escova é a mais simples!

Durante a escovação, a escova promove a remoção mecânica da placa bacteriana aderida à superfície dentária. A escova de dentes desestrutura e quebra esta placa sobre cada dente, portanto tem de ter um tamanho que limpe de um a dois dentes de cada vez e permita o acesso aos dentes posteriores com a mesma eficácia que o faz nos dentes anteriores (dentes da frente). Uma escova de cabeça pequena irá ajudar.

Outro ponto importante é que a escova tenha cerdas macias e homogéneas, ou seja, todas do mesmo tamanho e com acabamento arredondado. Isso possibilita a limpeza sem ferir os tecidos vizinhos aos dentes, riscar as estruturas dentárias ou provocar retrações gengivais, deixando a raiz do dente exposta e sensível a estímulos como alimentos frios, quentes, doces ou salgados.

Quanto ao cabo, deve ser fácil de agarrar e manusear, deve garantir a correta execução dos movimentos de escovação.


As escovas elétricas são uma boa opção para aquelas pessoas que tem dificuldades motoras, como idosos, deficientes motores, etc. Se não existe nenhum impedimento da pessoa em usar uma escova manual, esta deve ser a escolhida, já que a escovação, se for bem realizada a remoção da placa bacteriana, é feita com a mesma qualidade e o individuo não perde a habilidade de escovação. 

Dicas: Escova manual, cabeça pequena, cerdas macias e homogéneas, cabo confortável. O mais importante é escovar.

Sem comentários:

Enviar um comentário