segunda-feira, 19 de setembro de 2016

É MUITO DIFÍCIL SER FELIZ

FERNANDO COUTO RIBEIRO
Não acredito naquele ditado que diz que "a vida é fácil, o difícil é viver", acho que a vida é muito difícil e que, por vezes, é quase impossível viver, mas também sei que a vida é extraordinária e que viver é um privilégio. Um dia, poderemos falar de como chegámos aqui, mas neste momento gostava de falar sobre o facto de estarmos aqui: - nós estamos aqui!

Podemos ou não sofrer as consequências dos nossos actos, nesta ou noutras eventuais vidas, mas o que nos deveria motivar – digo eu – não deveria ser o medo da punição mas sim o evidente privilégio de fazermos parte. Todos conseguimos arranjar desculpas para o egoísmo – todos.

Quando cá chegámos, já cá havia gente, este mundo não é nosso.

Quando de cá partirmos, cá ficará gente, este mundo não é nosso.

O mundo e a vida são como um empréstimo de um bem; assim como um amigo que vai de viagem e nos dá a chave de casa e nos pede para regar o jardim durante a sua ausência, durante esse tempo temos como nossa a casa que não é nossa e temos o cuidado e a missão de sentir o jardim e de o entregar ainda mais florido na volta.

Não podemos continuar a fechar os olhos num exercício de egoísmos privados. O jardim está a morrer, e quando o nosso amigo voltar em forma de filho, de neto e de amigo, pode não ter jardim....

É muito difícil ser feliz, mas é tenebroso imaginar os nossos infelizes.

Sem comentários:

Enviar um comentário