CATARINA RITO |
Sir Arthur, Fluo, Isidro Paiva
Joalharia, Xio Limited Edition, WestMister e Fora Sunglasses são marcas
portuguesas que no mercado nacional nos últimos cinco anos, que captam a
atenção de quem aprecia design e ideias originais em áreas como a ótica,
joalharia, calçado e acessórios
A última década é rica em ideias
criativas, numa franca aposta no design e na exploração de matérias primas
comuns ou fora do comum. Nem todas têm a capacidade de terem espaços comerciais
próprios, mas conseguem expor em lojas multimarca, em sites ou em iniciativas
de foro cultural espalhados pelo país. Vale a pena conhecer e comprar, quer
pela originalidade, pela qualidade quer pelo simples facto de serem projectos
100% portugueses. Aqui ficam algumas sugestões das muitas que existem e que
merecem destaque.
Fora Sunglasses
A marca de óculos Fora Sunglasses é
produzida integralmente em Portugal, numa das poucas fabricas especializada
nesta área. “Um sonho de juventude que acabou por tomar forma. Poucas pessoas
sabem que o nosso país foi, há muitos anos, um produtor com forte tradição
nesta área, no entanto as circunstâncias do mercado acabaram por fazer morrer
grande parte das fábricas existentes, restando apenas duas ou três. Nós
trabalhamos com uma delas”, explica Miguel Barral, fundador e atual detentor da
marca Fora Sunglasses, que em Julho passado abriu a primeira loja monomarca em
Lisboa (Avenida Alvares Cabral). Revivalista, os modelos são feitos manualmente
em edições limitadas para evitar a “massificação do produto e oferecer ao
cliente a peça perfeita para usar todo o ano”.
Fluo
Com nove meses de vida, a Fluo, marca de
acessórios, surgiu da vontade de Ana Salgado e Pedro Baptista, que escolheram
“imprimir irreverência ao mercado nacional de acessórios, através da mistura de
materiais, texturas e padrões inesperados recorrendo à colaboração de artistas
nacionais e internacionais de diferentes áreas”. A loja online (www.fluobags.com) está disponível a partir de Setembro
com a apresentação da primeira coleção. No entanto, os fundadores têm exposto
em diferentes pontos de venda uma coleção limitada, para dar a conhecer o
projecto aos clientes. Para ficar a conhecer melhor visite a 39 A Concept Store
(Rua Alexandre Herculano), Stock the Nature (Galerias Entretanto) e Chiado
Factory (Rua da Misericórdia). O nome Fluo “tem origem num dos elementos
transversal a todas as carteiras que é o fecho fluorescente”.
Isidro Paiva Joalharia
“Desde muito cedo que sinto vontade de
expressar o que me rodeia, o que me inspira. Em 2015, dei a conhecer a minha
primeira coleção de vestuário unissexo e este ano a linha de joalharia de
autor. Um passo de cada vez, onde procuro dar uma abordagem única a todas as
peças que faço”, frisa Isidro Paiva, designer de moda de autor que este ano
decidiu criar uma linha de joalharia homónima. As peças são integralmente
feitas à mão e estão à venda na loja La Bohême (Rua Casal Ribeiro, Lisboa).
Este jovem alentejano tem uma linguagem conceptual muito ajustada às novas
abordagens estéticas de inspiração urbana e tem desenvolvido coleções que
primam pela unicidade da ideia conjugada com cortes ajustáveis a todos os
corpos e estilos.
Sir Arthur
A marca de calçado e acessórios
masculino, Sir Arthur, nasce da longa experiência na indústria de Artur
Casimiro. Um projecto que prima pela excelência dos materiais, do fabrico e do
design, que pretende ir ao encontro de todos os homens urbanos que “sabem o que
querem calçar”. Ainda sem espaço próprio, a Sir Arthur está à venda no atelier
da designer Roselyn Silva, no Edifício Castilho em Lisboa. “Trabalho há muitos
anos nesta área e lido com muitas marcas de grande qualidade. Senti que tinha
chegado o momento de me aventurar e assim surge a Sir Arthur, com duas linhas:
calçado e acessórios. A receptividade tem sido fantástica”, salienta este
empresário que está gradualmente a dar a conhecer a marca dentro e fora de
Portugal, “sem pressa para haver uma base sólida e consistente”.
Xio Limited Edition
A Xio Limited Edition é uma marca de
acessórios para mulher fundada por uma designer gráfica e uma terapeuta.
“Começou por ser um escape mas em muito pouco tempo percebemos que havia uma
oportunidade no mercado de apresentar uma marca que aliasse a moda com as artes
plástica. Todas as edições são limitadas e têm um tema trabalhado por
reconhecidos nomes nacionais e internacionais”. Surgiram em meados do ano
passado e já estão à venda na Loja do Museu de Serralves, algumas galerias de
Norte a Sul de Portugal e na loja La Bohême, “um espaço que dá valor ao
trabalho de autor em português”, diz Joana Matos ao site delas.pt.
WestMister
A experiência no sector têxtil de Luis
Campos e Vanessa Marques levou-os a criar a WestMister durante 2015, uma marca
de underwear pensada exclusivamente para o público masculino. “O know-how
adquirido ao longo de uma década a trabalhar na industria têxtil deu-nos a
oportunidade de idealizar um projecto que também expressasse a qualidade nacional
num sector que capta a atenção de um público que gosta de se vestir e usar
produtos de excelente qualidade. E se esses produtos forem de origem
portuguesa… perfeito”, explica Luis Campos ao site delas.pt. ‘The Finest
Socks’ é a linha de apresentação da marca, que está à venda de diferentes
espaços comerciais de Norte a Sul do país, sendo que em Lisboa está no atelier
Paulo Battista Alfaiate, Venâncio Tailor e Loja das Meias; e no Porto no The
Feeting Room, Dayly-day, Prassa, paradigma Stores, Me Allegro e La Punta Foz.
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