segunda-feira, 3 de outubro de 2016

A CONHECER

CATARINA RITO

Sir Arthur, Fluo, Isidro Paiva Joalharia, Xio Limited Edition, WestMister e Fora Sunglasses são marcas portuguesas que no mercado nacional nos últimos cinco anos, que captam a atenção de quem aprecia design e ideias originais em áreas como a ótica, joalharia, calçado e acessórios


A última década é rica em ideias criativas, numa franca aposta no design e na exploração de matérias primas comuns ou fora do comum. Nem todas têm a capacidade de terem espaços comerciais próprios, mas conseguem expor em lojas multimarca, em sites ou em iniciativas de foro cultural espalhados pelo país. Vale a pena conhecer e comprar, quer pela originalidade, pela qualidade quer pelo simples facto de serem projectos 100% portugueses. Aqui ficam algumas sugestões das muitas que existem e que merecem destaque.



Fora Sunglasses
A marca de óculos Fora Sunglasses é produzida integralmente em Portugal, numa das poucas fabricas especializada nesta área. “Um sonho de juventude que acabou por tomar forma. Poucas pessoas sabem que o nosso país foi, há muitos anos, um produtor com forte tradição nesta área, no entanto as circunstâncias do mercado acabaram por fazer morrer grande parte das fábricas existentes, restando apenas duas ou três. Nós trabalhamos com uma delas”, explica Miguel Barral, fundador e atual detentor da marca Fora Sunglasses, que em Julho passado abriu a primeira loja monomarca em Lisboa (Avenida Alvares Cabral). Revivalista, os modelos são feitos manualmente em edições limitadas para evitar a “massificação do produto e oferecer ao cliente a peça perfeita para usar todo o ano”.

Fluo

Com nove meses de vida, a Fluo, marca de acessórios, surgiu da vontade de Ana Salgado e Pedro Baptista, que escolheram “imprimir irreverência ao mercado nacional de acessórios, através da mistura de materiais, texturas e padrões inesperados recorrendo à colaboração de artistas nacionais e internacionais de diferentes áreas”. A loja online (www.fluobags.com) está disponível a partir de Setembro com a apresentação da primeira coleção. No entanto, os fundadores têm exposto em diferentes pontos de venda uma coleção limitada, para dar a conhecer o projecto aos clientes. Para ficar a conhecer melhor visite a 39 A Concept Store (Rua Alexandre Herculano), Stock the Nature (Galerias Entretanto) e Chiado Factory (Rua da Misericórdia). O nome Fluo “tem origem num dos elementos transversal a todas as carteiras que é o fecho fluorescente”.

Isidro Paiva Joalharia
“Desde muito cedo que sinto vontade de expressar o que me rodeia, o que me inspira. Em 2015, dei a conhecer a minha primeira coleção de vestuário unissexo e este ano a linha de joalharia de autor. Um passo de cada vez, onde procuro dar uma abordagem única a todas as peças que faço”, frisa Isidro Paiva, designer de moda de autor que este ano decidiu criar uma linha de joalharia homónima. As peças são integralmente feitas à mão e estão à venda na loja La Bohême (Rua Casal Ribeiro, Lisboa). Este jovem alentejano tem uma linguagem conceptual muito ajustada às novas abordagens estéticas de inspiração urbana e tem desenvolvido coleções que primam pela unicidade da ideia conjugada com cortes ajustáveis a todos os corpos e estilos.  

Sir Arthur


A marca de calçado e acessórios masculino, Sir Arthur, nasce da longa experiência na indústria de Artur Casimiro. Um projecto que prima pela excelência dos materiais, do fabrico e do design, que pretende ir ao encontro de todos os homens urbanos que “sabem o que querem calçar”. Ainda sem espaço próprio, a Sir Arthur está à venda no atelier da designer Roselyn Silva, no Edifício Castilho em Lisboa. “Trabalho há muitos anos nesta área e lido com muitas marcas de grande qualidade. Senti que tinha chegado o momento de me aventurar e assim surge a Sir Arthur, com duas linhas: calçado e acessórios. A receptividade tem sido fantástica”, salienta este empresário que está gradualmente a dar a conhecer a marca dentro e fora de Portugal, “sem pressa para haver uma base sólida e consistente”. 





Xio Limited Edition
A Xio Limited Edition é uma marca de acessórios para mulher fundada por uma designer gráfica e uma terapeuta. “Começou por ser um escape mas em muito pouco tempo percebemos que havia uma oportunidade no mercado de apresentar uma marca que aliasse a moda com as artes plástica. Todas as edições são limitadas e têm um tema trabalhado por reconhecidos nomes nacionais e internacionais”. Surgiram em meados do ano passado e já estão à venda na Loja do Museu de Serralves, algumas galerias de Norte a Sul de Portugal e na loja La Bohême, “um espaço que dá valor ao trabalho de autor em português”, diz Joana Matos ao site delas.pt.


WestMister

A experiência no sector têxtil de Luis Campos e Vanessa Marques levou-os a criar a WestMister durante 2015, uma marca de underwear pensada exclusivamente para o público masculino. “O know-how adquirido ao longo de uma década a trabalhar na industria têxtil deu-nos a oportunidade de idealizar um projecto que também expressasse a qualidade nacional num sector que capta a atenção de um público que gosta de se vestir e usar produtos de excelente qualidade. E se esses produtos forem de origem portuguesa… perfeito”, explica Luis Campos ao site delas.pt. ‘The Finest Socks’ é a linha de apresentação da marca, que está à venda de diferentes espaços comerciais de Norte a Sul do país, sendo que em Lisboa está no atelier Paulo Battista Alfaiate, Venâncio Tailor e Loja das Meias; e no Porto no The Feeting Room, Dayly-day, Prassa, paradigma Stores, Me Allegro e La Punta Foz.


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