quarta-feira, 5 de outubro de 2016

MUITO DO QUE FAZEMOS

JORGE MADUREIRA
Tu és do que falas em “nós” ou centras-te no “eu”?

Por exemplo, no trabalho, consiste em fazer com que os colaboradores passem do modo “eu” para a postura “nós”. O trabalho em equipa deve sempre ser valorizado e prevalecer. Um líder verdadeiro e eficaz constrói e lidera uma equipa. Pode ser ela já experiente ou que esteja a iniciar. Tudo depende da sua competência para tal. Começa num pilar que é o relacionamento com as pessoas que fazem parte ou farão da equipa. Todos e cada um precisam de saber que está sempre com eles, que os valoriza e que lhe são muito importantes. Sentir que gostam de pertencer à sua equipa.

Um bom líder deseja sempre obter o melhor de todos, encontra uma maneira de os ajudar a seguirem a sua visão e fazer com que seja a mesma. Para que uma equipa se torne num grupo de elevado desempenho, todos os membros já devem estar despidos do “eu” e vestidos do “nós”. Todos estão empenhados numa visão comum, mas cada um tem que acreditar que a contribuição, a satisfação e o sucesso de todos é deveras importante.

Nos dias de hoje existe ênfase sobre as características comportamentais e sociais que induzem as pessoas a procurar e adequar em processos selectivos. Diferencia-se quem sabe trabalhar em equipa. Mas isso requer um conjunto de habilidades: tolerância, negociação, paciência, diálogo e respeito. Isto, uns com outros e com as hierarquias. Na teoria parece fácil na prática torna-se difícil. Nomeadamente quando existem problemas.

O que se vai destacando é que não se reforça o espírito de equipa e dá-se destaque ao ego e revelar estrelas. Estrelas não fazem tudo.

Como líder pratica o “eu” ou “nós”?

Você sabe a diferença entre “eu” e “nós”?

Sem comentários:

Enviar um comentário