sexta-feira, 7 de outubro de 2016

SNOEZELEN

"O que é isso? Como se diz mesmo? E serve para quê…"

“Snoezelen significa SNUFFELEN = Ver e explorar
Doezelen = Relaxar.”


GABRIELA CARVALHO
Alguns estudos comprovam que a música, os aromas e um ambiente calmo são elementos de relaxamento, principalmente quando há um profissional a guiar o mesmo. A utilização dos efeitos e das propriedades dos materiais na aplicação conjunta com as técnicas específicas de Terapia Ocupacional proporcionam um novo método complementar de tratamento.


Conceito:
O Snoezelen, enquanto filosofia de intervenção terapêutica, surgiu na Holanda nos anos 70, como uma fonte de exploração e relaxamento.
É uma terapia que se destina a providenciar um ambiente multissensorial.
Proporciona conforto através de estímulos controlados e oferece uma grande quantidade de estímulos sensoriais, usados de forma individual ou combinada dos efeitos únicos de música, sons, efeitos luminosos, vibrações suaves, sensações tácteis e aromaterapia.
O ambiente Snoezelen promove o auto-controlo, autonomia, descoberta e exploração e efeitos terapêuticos e pedagógicos positivos. O uso de um ambiente multisensorial permite que a terapia seja única para cada pessoa e permite estimular os sentidos primários - como o toque, o paladar, a visão, a audição e o cheiro - sem existir a necessidade de recorrer às capacidades intelectuais, recorrendo, sobretudo, às capacidades sensoriais de cada indivíduo.


Objectivos:
O Snoezelen tem como principais objectivos:
Promover o relaxamento, lazer e diversão;
Estimular os sentidos primários;
Permitir a exploração, descoberta, escolha e a oportunidade de controlar o ambiente;
Aumentar a compreensão do utente em relação ao gosta/ não gosta;
Permitir a estimulação esfincteriana;
Permitir o trabalho individual ou em grupo, servindo para o controlo da ansiedade;
Incentivar o movimento e a motivação;
Motivar para a aprendizagem;
Facilitar a libertação de stress;
Promover a consciência da equipa técnica sobre a importância dos sentidos primários;
Estimular o surgir de emoções positivas tais como o bem-estar, relaxamento, satisfação e alegria.
A variedade de actividades permite explorar as necessidades bem como as preferências;
O uso de equipamento sensorial pode ser benéfico para todas as idades e diagnósticos.


Sala de Snoezelen:


A sala de Snozelen é uma sala multi-sensorial com equipamentos que permitam a estimulação e a interacção do indivíduo com o que o rodeia, bem como, a construção e estruturação de imagens do seu mundo.

Neste sentido, sabemos que a Integração Sensorial é o processo pelo qual o cérebro organiza as informações, de modo a dar uma resposta adaptativa e adequada.
Todas as sensações do próprio corpo e do ambiente são organizadas de forma a ser possível o uso hábil, eficiente e eficaz dos mesmos no seu espaço/tempo.
Por isso, a abordagem do Snoezelen visa a quantidade e qualidade de estímulos proporcionados ao sujeito, para que busque um equilíbrio modulado, dando assim uma resposta adequada às suas capacidades e com o meio, melhorando o desempenho, no seu processo de (re)aprendizagem e desenvolvimento e consequente integração (por exemplo: na Instituição onde passou a residir).
Alguns sinais de problemas na integração sensorial são a falta de força e tonificação muscular, o que pode resultar em má postura conducente a anquilosamentos e fadiga; a má consciência espacial resultando em insegurança de movimentos; a atenção de curta duração; a lentificação na marcha e no desempenho das actividades de vida diária; a dificuldade em graduar a força para manipular objectos, entre outros.
Por isso, o Snoezelen é um ambiente onde se desenvolvem contribuições e estratégias de tratamento para trabalhar com disfunções da integração sensorial, independentemente da origem.
O quadro clínico (e/ou disfunções integrativa-sensoriais) pode variar muito de idoso para idoso, mesmo que a origem seja a mesma, por exemplo: um AVC, mas a carga da memória sensorial é diferente. As diferenças podem também ocorrer tanto pela severidade da desordem/comprometimento cognitivo como pela configuração dos factores que compõem o quadro individual de cada idoso. O processo sensorial disfuncional em alguns idosos pode, em última instância, resultar em dificuldades de percepção, que podem conduzir ao fracasso na adaptação à Instituição (por exemplo); noutros idosos, ele pode ser reflectido em frustrantes movimentos globais desajeitados ou em constante dificuldade em readquirir autonomia possível nas actividades de vida diária que outros idosos readquirem com relativa facilidade.
O Snoezelen na sua vertente de reabilitação proprioceptiva é um estímulo para que quando existam áreas comprometidas que envolvem a descoordenação motora, o idoso possa relaxadamente e sem ansiedade, por momentos, tomar conta das suas próprias acções motoras. O estímulo somatonsorial contribui para o desenvolvimento do esquema corporal.


Na instituição onde trabalho – Santa Casa da Misericórdia de Amarante - encontramos, admitimos, tratamos e trabalhamos com pessoas idosas com incapacidades sensoriais muito profundas (físicas e psíquicas); precisamos pois, de lhes proporcionar experiências adequadas, contrariando as frustrações que os assolam na tentativa de que sejam interessantes e estimulantes. Para tal, recorremos muitas vezes à intervenção de Snoezlen, como abordagem significativa de intervenção.


“Mais do que acrescentar anos à vida, a Terapia Ocupacional acrescenta vida aos anos.”




Referências Bibliográficas:
- Bauer, M., Rayner, J., Koch, S., & Chenco, C. (2012). The use of multi-sensory interventions to manage dementia-related behaviours in the residential aged care setting: a survey of one Australian state. Journal of Clinical Nursing,21, 3061–3069.
- Collier, L., McPherson, K., Ellis-Hill, C., Staal, J., & Bucks, R. (2010). Multisensory stimulation to improve functional performance in moderate to severe dementia--interim results. Am J Alzheimers Dis Other Demen, 25(8), 698-703.
- Cruz, J., Marques, A., Barbosa, A., Figueiredo, D., & Sousa, L. X. (2013). Making Sense(s) in Dementia: A Multisensory and Motor-Based Group Activity Program. American Journal of Alzheimer’s Disease and Other Dementias, 00(0), 1-10.
- Documentação da Terapeuta Ocupacional Ana Lúcia Frutuoso
- Ferreira, O. G. L., Maciel, S. C., Silva, A. O., Santos, W. S. d., & Moreira, M. A. S. P. (2010). Envelhecimento activo sob o olhar de idosos funcionalmente independentes. Esc Enferm USP, 44 (4), 1065-1069.
- Ferreira, O. G. L., Maciel, S. C., Costa, S. M. G., Silva, A. O., & Moreira, M. A. S. P. (2012). Envelhecimento ativo e sua relação com independência funcional. Contexto Enfermagem, 21(3), 513-518.

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