quinta-feira, 17 de novembro de 2016

EQUIPAMENTOS PARA CORRER NO FRIO

ELISABETE RIBEIRO
Com as temperaturas a descer, é importante ter algum cuidado com o equipamento a usar quando decidimos sair para correr. 

A maioria dos corredores considera o outono e o inverno como sendo as melhores estações para se correr. O frio e o nevoeiro, antes de serem obstáculos a impor dificuldades, transformam-se em polos de atração para o exercício prolongado. Em contrapartida é, precisamente, nestas estações que se verifica ciclicamente uma baixa de rendimento dos atletas por descuidos no equipamento, o que motiva, muitas vezes, o aparecimento das arreliadoras constipações.

Que cuidados devem ter, então, os atletas com o seu equipamento de Inverno? Poucos, mas importantes! E talvez por serem poucos nem sempre são devidamente considerados. 

FRIO: Se, com tempo quente, uma simples camisola e uns calções bastam perfeitamente, quando a temperatura baixa impõe-se o uso de um fato de treino quente e que não dificulte os movimentos de corrida. Hoje encontramos no mercado, equipamento próprio para a chuva e frio, mas o melhor para os corredores é, sem dúvida, o tipo de calças apertadas que permite ter as pernas absolutamente livres.

Um pormenor importante no equipamento são as luvas e o gorro de lã, que invariavelmente são negligenciados pelos corredores mas cuja utilidade é bem maior do que parece. Segundo estudos realizados verifica-se que as mãos, apesar de representarem apenas 5 % da superfície do nosso corpo, originam um arrefecimento da temperatura corporal na ordem de mais de 20 %.

CHUVA: Como é bom correr com chuva ligeira … Como é desagradável treinar com grande chuvada …

Nestas duas situações estamos em crer que o melhor será aliar um mínimo de roupa com um anorak. Esta última peça do equipamento aparece como indispensável, mas tem um inconveniente, já que não deixa transpirar livremente o corpo, originando uma grande concentração de suor e o consequente e perigoso arrefecimento brusco, uma vez terminado o treino.

Com chuva, uns calções, uma camisola forte e um anorak ligeiro (calças e blusão) são o suficiente. Uma chamada de atenção para os sapatos de treino que devem ter um piso estriado, de molde a não permitir escorregar na lama e no asfalto mas que possibilitem também uma boa flexibilidade de sola.

VENTO: Talvez o maior responsável pelos dias desagradáveis, nomeadamente quando se sai do trabalho e nos dispomos a correr uma dezena de quilómetros. Está provado que o vento origina uma queda brusca na temperatura ambiente e daí o recomendar-se, mais uma vez, a utilização do anorak como o equipamento ideal em tais circunstâncias. Neste caso as calças são desnecessárias já que em poucos minutos estão quentes.

Com dias de grande vento fuja dos terrenos desabrigados e procure correr em zonas de grande vegetação pois os seus efeitos serão menores.

Por último queremos alertar os atletas que normalmente treinam ao fim do dia para um pormenor importante: Como a noite aparece mais cedo, obriga a que o treino seja efetuado, em grande parte, sem luz. Procure utilizar equipamentos claros para ser mais facilmente referenciado e se for para a estrada utilize mesmo bandas luminosas. 

Enfim, está aí o frio e antes de fugir dos treinos procure uma solução para cada caso.

Sem comentários:

Enviar um comentário