quarta-feira, 16 de novembro de 2016

DEITAR CEDO E CEDO ERGUER DÁ SAÚDE E FAZ CRESCER

VERA PINTO
Já diziam as nossas avós: “Deitar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer”. Este ditado que pensávamos ser uma desculpa ritmada para nos fazer ir dormir, quando a música dos patinhos não surtia efeito, esconde na verdade um grande ensinamento. 

O crescimento e a reprodução celular são estimulados por uma hormona sintetizada e secretada pela parte anterior da hipófise, a hormona do crescimento, somatotrofina ou GH (“Grow Hormone”). Uma vez libertada esta hormona promove a síntese proteica, uma menor utilização de glucose para a produção de energia e assim um aumento do glicogénio nas células bem como um maior consumo de gordura para a produção de energia. O resultado é tal como o nome da hormona indica um aumento do volume e do número das células em quase todos os tecidos e órgãos do corpo, em suma um crescimento geral.

A libertação da hormona é condicionada por inúmeros factores como o sono, a dieta, a idade, o exercício físico, etc. Os níveis basais de GH são geralmente baixos, na ordem dos 3 ng/ml na maior parte do dia e da noite. Contudo, a maior parte da secreção fisiologicamente importante acontece em forma de picos ou pulsos de libertação que duram cerca de 10- 30 min. O maior e também mais provável desses picos, que pode ultrapassar os 30 ng/dL ocorre geralmente 1 hora após o individuo se deitar. 

Com esta explicação será mais fácil responder ao famoso porquê das crianças e enviá-las para a cama?

Sem comentários:

Enviar um comentário