domingo, 21 de agosto de 2016

AUTOEXAME DA MAMA – A SUA IMPORTÂNCIA

JORGE FREITAS
Em Portugal os números continuam a alarmar, cerca de 4500 novos casos de cancro da mama são diagnosticados por ano, o que equivale a uma média de 9 a 10 novos casos por dia.

Aparecendo com maior incidência a partir dos 50 anos (75%), verificando-se também uma maior incidência da doença em indivíduos caucasianos, em cada 100 pessoas portadoras da doença, apenas 1 é homem,

Alguns factores de risco são por exemplo: 

. Ser Mulher

. Idade (aumento do risco com a idade 40-60)

. Factores Genéticos

. Antecedentes familiares (o risco aumenta com a proximidade familiar e com a patologia mamária) 

. História de doença mamária prévia

Assim, o autoexame (observação feita pela própria mulher) é de extrema importância na deteção precoce do cancro, permitindo inúmeras vezes um diagnóstico mais precoce com consequente maior probabilidade de cura, evitando muitas das vezes que o tumor metastize e se dissemine a outras partes do corpo.

De uma forma resumida, o auto exame da mama deve ser feito da seguinte forma:

Passo 1: OBSERVAÇÃO

Feita de pé em frente ao espelho, observar os seios, primeiramente com os braços levantados de seguida com os braços ao longo do corpo e por último de perfil.

Observando assim as mamas e o mamilo procurando alguma alteração do tamanho, forma, cor, existência de eczemas, corrimento e existência de crostas.

Passo 2: PALPAÇÃO

Deve ser feita com a mulher deitada, com uma almofada debaixo do ombro e de seguida no duche.

Deve-se assim nestes dois momentos, palpar a mama esquerda com a mão direita e vice - versa, em pequenos movimentos circulares abrangendo toda a extensão da mama, e de seguida palpar a axila em ambos os lados, verificando a existência de gânglios (caroços).

ALTERAÇÕES MAIS FREQUENTES: 

DA MAMA: (NÓDULO, INCHAÇO, ESPESSAMENTO, VOLUME E FORMA, DOR) 

DO MAMILO: (TAMANHO, FORMA, COR, CORRIMENTO) 

DA PELE: (RETRACÇÃO, DEPRESSÃO, TEXTURA CASCA DE LARANJA) 

O auto exame da mama deve ser feito mensalmente, após o período menstrual (entre o 3º e o 5º dia), na menopausa deve ser escolhido um dia (por exemplo o 1º dia de cada mês)

Perdemos 5 minutos, mas podemos ganhar anos de vida……

Sem comentários:

Enviar um comentário