terça-feira, 5 de setembro de 2017

LEITURAS DE DINHEIRO

RUI CANOSSA
Estamos a chegar ao fim das férias, a escola acaba com elas, como diz numa canção muito popular entre os mais novos. E é no período de férias que a maior parte das pessoas põe a leitura em dia. 

A minha sugestão para leitura de férias vai para dois livros sobre finanças pessoais, assunto tão importante e tantas vezes negligenciado.

Assim, a primeira sugestão de leitura vai para Filho Rico Filho vencedor com o subtítulo - Como preparar o seu filho para ganhar dinheiro, de Sharon L. Lechter e Robert T. Kiyosaki. De facto um problema dos tempos modernos é a de que os mais novos não darem importância ao dinheiro, ou valor ao dinheiro, ou até mesmo à forma como o dinheiro é auferido pelos pais e muito menos a darem importância à poupança. A sociedade de consumo de massas é implacável com as suas estratégias de marketing e publicidade que invariavelmente levam ao consumismo, perigoso, impulsivo e que pode pôr em risco a segurança familiar.

Este livro em jeito de guia destina-se também aos pais que valorizam a educação, que desejam ensinar os seus filhos a sair na frente no mundo financeiro, académico e na vida, e que estão dispostos a assumir um papel ativo para que isso aconteça.

Na Era da Informação, uma boa educação é mais importante do que nunca. Mas o sistema educacional de hoje pode não estar a fornecer todas as informações de que o seu filho precisa. Este livro tem por objetivo suprir justamente essas lacunas. Só tem um defeito este livro. O seu preço, 41,35€.

O segundo livro, relacionado com o anterior, tem o título – Casais inteligentes enriquecem juntos de Gustavo Cerbasi. Para o autor, alguns dos maiores motivos de discussão entre casais são os problemas financeiros.

Para Gustavo Cerbasi, a causa desses desentendimentos é a falta de conversa sobre dinheiro em família. Regra geral, o casal só fala sobre o assunto quando a bomba já rebentou. E, como não se discute a questão a dois, a maioria não faz um orçamento, não guarda dinheiro para atingir as suas metas, não tem planos para a manutenção do seu padrão de vida no futuro, toma decisões de compra sem refletir, investe mal o dinheiro que custou com tanto suor a ganhar.

Com sugestões para casais em qualquer fase do relacionamento, dos namorados aos casais com filhos adultos, este livro vai mostrar-lhe diferentes estratégias para formar uma parceria inteligente, ao longo da vida, na administração das finanças da família. Este livro tem um defeito maior do que o livro anterior, 48,54€!



Pois é meus caros amigos, como dizia a canção imortalizada por Liza Minnelli – Money makes the world go round - o dinheiro faz girar o mundo e por isso é inevitável ter de saber como obtê-lo, geri-lo, aplicá-lo, gastá-lo, etc. E muito se escreve em torno destes temas e já agora muito dinheiro se ganha a fazê-los também.

Sem comentários:

Enviar um comentário