sexta-feira, 29 de setembro de 2017

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PARA PREVENÇÃO DA GRIPE

DIANA PEIXOTO
Sabia que a alimentação saudável amplifica e reforça o seu sistema imunitário? É verdade! Portanto, esta prática pode mesmo impedir a gripe. Como é óbvio, é de salientar que é importante manter esta prática de alimentação saudável sempre, no seu dia-a-dia, ou antes de esperar ficar doente, caso contrário, poderá não ir a tempo de se proteger…

Com isto, é importante referirmo-nos a alimentos saudáveis, não os substituindo por suplementos. Com alimentos conseguimos todo um pacote nutricional ideal. Por exemplo, comer uma laranja oferece-nos um conjunto de nutrientes - magnésio, potássio, folato, vitamina B6 e flavonóides ricos em antioxidantes, que não conseguiríamos com um suplemento de vitamina C.

Toda a gente deve ingerir pelo menos 5 doses de frutos e legumes por dia de modo a obter as vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes que necessita - tudo o que precisamos para um sistema imunitário forte e saudável. Portanto, certifique-se que as frutas e legumes fazem parte de todas as suas refeições. Basta adicionar bagas ou fruta fatiada à sua taça de cereais integrais ao pequeno almoço e beber um sumo natural de laranja; juntar uma maçã ao seu almoço e fatias de tomate, abacate e alface às suas sandes. Comece o jantar com uma salada ou sopa de vegetais e habitue-se a manter a fruteira cheia para saciar o apetite entre refeições.

Enquanto se foca em manter, ou aumentar, a quantidade de fruta e legumes que ingere, não se esqueça de complementar com outros alimentos saudáveis que o seu sistema imunitário necessita, ou seja, uma dieta equilibrada com carnes magras, peixe, legumes, lacticínios magros, cereais integrais e frutos secos. Um corpo saudável tende a possuir um sistema imunitário forte.

Para alem disso, claro, deve evitar comida não saudável. Afaste-se de açúcares e gorduras más (saturadas).

E se ficar doente? Bem, se ficar doente, e importantíssimo que mantenha a alimentação saudável, já que é fundamental ir buscar a energia que precisa para a recuperação, sem esquecer da hidratação. Beba muitos líquidos ao longo do dia, preferencialmente água ou chás.



Sem comentários:

Enviar um comentário