segunda-feira, 18 de setembro de 2017

FAMÍLIA E AMIZADE

RITA TEIXEIRA
Medito no pensamento filosófico de Platão “não espere por uma crise para descobrir o que é importante na sua vida”. E adapto-o à minha vivência neste mundo individualista. A vida deu-me grandes lições, desde tenra idade, das quais retirei os valores da família e da amizade na caminhada da nossa existência. Eu e os meus irmãos crescemos em função de um pai com a doença de parkinson. 

Sempre senti um fascínio por crianças e sempre tive crianças no meu lar. E ainda hoje, há sempre uma criança a manifestar afeição por mim, independentemente das minhas incapacidades de as abraçar, de dar-lhes o meu colinho. Convivi sempre em ambiente sadio, pacífico, quer em família, quer nos locais de trabalho, quer no rancho folclórico ou quer nos convívios 

Em momentos de crise, nunca fugi com o rabo à seringa, pelo contrário, acedi às chamadas de ajuda. Acolhi, em meu lar, minha irmã, quando tentou suicidar-se e posteriormente acolhi seus filhos. Larguei meus filhos em casa, quando a sobrinha Conceição telefonou-me, por duas vezes, para acudir sua mãe, porque notara, pela voz que ela não estava bem. Por consequência, acabei por parar nos hospitais. Quando uma amiga me ligou e pediu-me para a ir ver, não hesitei, pus o jantar na mesa para a minha família e fui imediatamente para a sua casa. Ao verificar seu sofrimento à hora do jantar, decidi que essa era a hora que mais precisava da minha presença. E foi assim que fiz, enquanto necessitou de alguém para a acompanhar num momento tão doloroso. Quando uma prima abriu uma loja, promovi seus artigos junto das minhas amigas, vendendo muitos deles. 

Como podem constatar, não descurei os valores, fruto da educação que recebi e sempre disse aos meus filhos: “Olhem para o que eu faço e não para o que eu digo”. 

Infelizmente estes valores, tão primordiais, na sociedade atual estão a cair em desuso. 

Para mim, o mais importante, continua a ser a família do coração.

(Familiares e amigos), pela qual tudo farei, enquanto estiver ao meu alcance!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário