INÊS MAGALHÃES |
Um traumatismo dentário, como o nome indica, consiste numa fratura de parte do dente ou mesmo na sua completa avulsão. São várias as causas que podem levar a que tal ocorra, sendo de destacar quedas/impactos que envolvam a cavidade oral, sobretudo em crianças e em desportistas.
A maneira de atuação é diferente consoante se trate de um dente decíduo (vulgarmente designado por “dente de leite”) ou de um dente permanente. Em ambas as situações é de salientar a importância de visitar um médico dentista o mais rápido possível.
Deste modo, caso se trate de um dente permanente, os passos a seguir são:
1. Procurar o dente ou o fragmento dentário;
2. Segurá-lo cuidadosamente pela coroa, evitando tocar na raiz (no caso de existir avulsão);
3. Lavá-lo bem com soro fisiológico ou leite;
4. De seguida optar por uma das seguintes alternativas:
a. Colocar o dente de volta no seu lugar (no caso de existir avulsão);
b. Colocar o dente/fragmento dentário num copo com leite ou soro fisiológico;
c. Colocar o dente/fragmento dentário entre a bochecha e a gengiva.
5. Procurar um médico dentista, de preferência nos primeiros 30 minutos.
Será da responsabilidade do clínico observar o estado/integridade da peça dentária e decidir qual o melhor tratamento a efetuar.
Contudo, se estivermos perante um traumatismo de um dente decíduo, a maneira de atuação é diferente. Neste caso, nunca há recolocação do dente no seu sítio, nem sequer o fragmento é colado novamente. Isto, porque, se voltarmos lá a inserir a peça dentária podemos lesionar o futuro dente permanente. Porém, continua a ser de extrema importância uma ida rápida ao dentista, pois só este saberá por que soluções optar, para resolver esta situação da melhor maneira possível.
Sem comentários:
Enviar um comentário