segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

O PODER DAS PALAVRAS

TIAGO CORAIS
O ano de 2016 está quase a terminar e se em termos pessoais foi um ano da realização de um dos sonhos da minha vida, em termos Mundiais foi um ano marcado pelo populismo, pela demagogia e a divisão entre os Povos. Brexit e Trump representam para mim um retrocesso na História da Humanidade e é preciso que sejam combatidos através das PALAVRAS.

Trump e parte dos argumentos do Brexit, infelizmente são a resposta simples a problemas complexos. Aceitá-los afirmando que representam a luta do Povo contra a Elite é um péssimo serviço que fazemos à Humanidade. É preciso com pedagogia afirmar que o que está mal não se combate com coisas bem pior, mas também é preciso perceber qual as razões que levam a que metade dos Cidadãos não exerçam o seu direito de voto, autoexcluindo-se de participar na Democracia. 

No jantar de Natal da Oxford European Association, uns amigos Espanhóis estavam a falar sobre a política espanhola e um perguntou a uma amiga se tinha votado nas últimas eleições espanholas. Ela respondeu que não, argumentando que estava farta de votar num partido, no seu contrário e não sentir as mudanças, nem melhorias. A sensação que tinha é que tudo ficava na mesma. Eu meti-me na conversa e tentei-lhe explicar que na minha opinião ela estava certa 50%, mas que havia factores externos hoje que não permitem a Países como Portugal, a Espanha, a Grécia e Itália de mudarem as suas políticas. Não vou aqui partilhar os argumentos que exprimi, pois isso daria outro artigo, mas o propósito da partilha desta conversa que tivemos é que depois deste debate informal fiquei com a impressão que os meus argumentos a fizeram pensar, apesar de ter a noção que ainda não alteraram a sua forma como participará nas próximas eleições espanholas.

Por isso, credibilizar as Democracias não é uma tarefa fácil, mas não devemos desistir, nem abdicar da PALAVRA. Quando comecei a escrever artigos para a BIRD Magazine, aproveitei esta oportunidade para criar um grupo no Facebook que se chama “O PODER DAS PALAVRAS”. Neste fórum discutimos os temas dos artigos que irei escrever. “O PODER DAS PALAVRAS” espera ser um projecto que consiga mobilizar a sociedade civil, debatendo/tratando temas difíceis e criando opinião. Tem como objectivo de se transformar num “Think Tank” Português, que promova um Mundo Cosmopolita, Diverso e Progressista. 

“O PODER DAS PALAVRAS” vai fazer a primeira iniciativa no dia 6 de Janeiro, em Braga, que se chama “CONVERSAS COM CIDADÃOS DO MUNDO”. O objectivo desta iniciativa será que Portugueses a residir fora do País e Estrangeiros a residir em Portugal, não só tragam “Valor” ao nosso País, partilhando os bons exemplos dos locais onde residem ou são de origem, como também tomemos consciência daquilo que somos melhores que os outros.

Nesta primeira sessão teremos Portugueses a residir nos EUA, Suécia, Reino Unido e teremos um Italiano, um Alemão e um Chileno, que nos proporcionarão duas perspectivas diferentes. Partilharão connosco a cultura e como funcionam os vários sectores nesses países. Para alimentar estas conversas teremos um “painel de luxo” da sociedade civil que fará perguntas e pequenos comentários que nos ajudarão a orientar o debate.



Oradores “Cidadãos do Mundo”:
1- Marco Bravo, a residir no EUA. (https://ic2.utexas.edu/people/marco-bravo/)
2- Andrea Zille, Italiano a residir em Portugal. (https://pt.linkedin.com/in/zille)
4- Eberhard Fedtke, Alemão a residir em Portugal.(http://bomdia.eu/apresentacao-do-livro-a-caminhada-um-alem…/)
5- Claudio Sunkel, Chileno a residir em Portugal. (http://www.dn.pt/…/do-chile-para-braga-por-amor-5326490.html)
6- Tiago Corais, a residir no Reino Unido. (https://www.youtube.com/watch?v=yXVi_Ka4c_I&feature=youtu.be)

Oradores da Sociedade Civil:
2- Pedro Arezes, Director do Programa MIT Portugal e Professor Universitário da Universidade do Minho (http://www.rtp.pt/…/pedro-arezes-catedratico-da-uminho-e-o-…)
3- Isabel Estrada Carvalhais, Professora Universitária em Ciência Política da Universidade do Minho (http://www.eegnews.info/rtp-informacao-situacao-na-grecia-…/)
4- Maria Augusta Ribeiro, Professora Aposentada e com vasto trabalho no movimento associativo (http://tertuliafafense.blogspot.co.uk/…/tertulia-fafense-n-…)
5- António Magalhães, Autarca e Ex-Presidente da Câmara Municipal de Guimarães. (http://www.rtp.pt/…/presidente-da-camara-de-guimaraes-e-can…)

Termino este artigo convidando todos os leitores da BIRD Magazine a participarem nas “Conversas com Cidadãos do Mundo”, increvendo-se através do email: corais.tiago@gmail.com , ou através dos telemóveis: 962 910 028/917 889 384 / 925 347 945.

Boas Festas!

Sem comentários:

Enviar um comentário