domingo, 7 de maio de 2017

SER MÃE

CARLA SOUSA
Existem provérbios populares que enfatizam a importância de se ter uma Mãe, “ Mãe há só uma, a minha e mais nenhuma”, “Quem tem uma mãe tem tudo, quem não tem, não tem nada”…

Mas o que é Ser Mãe?

Mãe, um nome que nos é tão familiar e que neste dia nos inunda de imensos sentimentos e recordações. Sendo que, para além de Amor, nalguns casos está também presente a saudade. 

Ser Mãe é sentir um amor incondicional, é saber amar, saber dar, saber cuidar, ensinar, dar colo e saber sofrer. Ser Mãe envolve prazer e sofrimento.

A mãe desejável é a mãe cuidadora, atenta e presente às necessidades do filho, que protege e ajuda o filho no seu desenvolvimento.

A mãe ideal não existe, existe a “mãe possível”. A mãe não precisa ser perfeita, precisa de conseguir ser equilibrada para cuidar, proteger, ajudar, educar, apoiar, dar amor e, simultaneamente dar espaço ao crescimento saudável e à independência do filho.

Ser uma mãe é uma das experiências mais importantes, gratificantes e únicas na vida de uma mulher. Como mãe, a mulher deve para além de cuidar do filho, cuidar de si, para que possa investir na felicidade do filho.

Todas nós já brincamos em pequenas às mães, fizemos de conta que tínhamos bebés e cuidávamos e brincávamos com as nossas bonecas, chorões, nenucos… E imitávamos as nossas mães. Este faz-de-conta faz parte do processo de desenvolvimento e aprendizagem. São recordações que todos temos.

Todos nós chamamos pela mãe quando em pequenos estivemos doentes ou assustados… Ou, simplesmente quisemos que fosse buscar-nos à escola ou exigimos a sua presença numa actividade. 

Quem já não assistiu à mãe a transformar o medo e inquietação em segurança e o desconforto em bem-estar?

Este é um vínculo que se for saudável e securizante durará para a vida e, poderá favorecer a auto-confiança da criança, a sua capacidade para lidar com as dificuldades, para se sentir bem consigo e com os outros e em desenvolver novas aprendizagens. 

Só uma mãe sabe o que é ter um filho dentro de si, senti-lo crescer e amá-lo. Só um filho sabe o que é amar uma mãe. 

Obrigada minha mãe pelo teu colo, afeto e amor infinito. 



Parabéns a todas as mães! Parabéns a todos os filhos!

Sem comentários:

Enviar um comentário