quarta-feira, 24 de maio de 2017

NA MINHA ESCOLA HÁ LANCHES SAUDÁVEIS!

ELISABETE RIBEIRO
Ao longo dos tempos tem-se notado que os lanches dos alunos têm regredido na sua qualidade. Integrar um lanche escolar saudável é quase uma missão impossível quando têm como concorrência pacotes de bolachas atrativos, os pães de leite embalados e os pacotinhos de sumos de fruta adulterados com doses pouco recomendadas de açucares e afins. Aliado a isto o frenesim dos efeitos tresloucados dos despertadores a tocar, o banho rápido a tomar, o pequeno almoço a preparar, o tempo a passar... e falta o lanche. Não há tempo para comprar pão e fazer uma sandes. Vai mesmo um pacote de qualquer coisa!

Muito práticos e apelativos são um grande entrave à aplicação do lanche saudável na alimentação infantil.
É difícil para a família unir o prático à qualidade e é difícil a criança aceitar o que se escolheu. Muitas vezes o prático não é o mais saudável, mas é o que a criança mais aprecia. Esses alimentos passam a
ser consumidos com mais frequência e, por consequência, a obesidade infantil é assustadora.

Há escolas que encontraram uma forma de minimizar esta problemática.
Em articulação com as autarquias e os Encarregados de Educação o serviço de “lanche saudável” (variado, diário e igual para todos), foi aceite em alguns estabelecimentos de ensino (incluindo a escola onde leciono). Deste modo, as crianças alimentam-se de forma equilibrada, com valores nutricionais adequados, que garante a energia necessária, desenvolve a sua capacidade de concentração e melhora o seu desenvolvimento integral.

Os lanches saudáveis deveriam vir de casa. Mas, face à epidemia praga do fast food, julgo que a escola é o local onde melhor se radica estes bons hábitos alimentares. Hábito este que deveria ser implementado em todas as escolas do país.

Sem comentários:

Enviar um comentário