segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

ORTODONTIA E O MAU POSICIONAMENTO DENTÁRIO

INÊS MAGALHÃES
A Ortodontia é a área da medicina dentária que se dedica à prevenção e à correção das más posições dos dentes, bem como dos maxilares.

A movimentação dentária é feita através de forças leves exercidas pelos aparelhos sobre os dentes, que promovem a transformação do osso que os rodeia.

Os problemas ortodônticos podem ter diversas causas:

· Genéticas – quando as alterações são herdadas dos pais ou irmãos, que também demonstram ter esse mesmo problema;

· Ambientais – hábitos normalmente adquiridos na infância, como o chuchar no dedo, respirar de boca aberta ou a perda precoce dos dentes de leite, que vão provocar alterações dento-maxilares;

· Genética + Ambiente – combinação de causas herdadas em conjunto com hábitos repetidos.


Quanto mais cedo estas alterações forem detetadas, mais fácil e mais rápido é a sua correção. Contudo, em qualquer idade é possível efetuar um tratamento ortodôntico, variando a duração e a complexidade do mesmo em função do problema apresentado.


Este tratamento trás vários benefícios, tais como:

· Melhora a estética da face e do sorriso, com o consequente aumento da autoestima e facilidade de inserção social;

· Correto alinhamento dos dentes, tornando possível uma melhor higiene dentária e diminuição do risco de cáries e problemas nas gengivas;

· Boa função mastigatória, muscular e da articulação dos maxilares com benefícios em termos de saúde e bem-estar geral.

Atualmente existe uma grande variedade de aparelhos fixos e removíveis especialmente concebidos para movimentar os dentes e os próprios maxilares para as posições desejadas.

No entanto, qualquer que seja o aparelho utilizado, os cuidados de higiene orais devem ser reforçados, uma vez que estes aumentam a retenção de placa bacteriana durante o tratamento. Por este motivo, os dentes deverão ser escovados depois de todas as refeições (incluindo lanches), utilizando uma pasta fluoretada e uma escova ortodôntica.

Sem comentários:

Enviar um comentário