quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

EM DIA DE S.GONÇALO

PAULO SANTOS SILVA
É Dia de S. Gonçalo.

Passam hoje 756 anos que morreu o santo da devoção dos amarantinos, sendo no entanto comemorado em vários locais do Brasil e disputado por outras localidades em Portugal – quem nunca ouviu a expressão “o santo é nosso e o corno é vosso?”

Manda o rigor que se diga que Gonçalo, não é santo. O Beato Gonçalo terá sido alvo de três processos canónicos, visando a sua beatificação e canonização. Em 24 de abril de 1551, Papa Júlio III concedeu que se lhe tributasse culto público. O último foi aberto pelo então bispo da Diocese do Porto, D. Rodrigo Pinheiro, por comissão do Papa Pio IV, tendo a sentença de Beatificação sido promulgada a 16 de setembro de 1561 pelo representante da Sé Apostólica. Mais tarde o Papa Clemente X, em 10 de julho de 1671, estendeu a toda a Ordem dos Pregadores e a todo o reino de Portugal a concessão de honrarem este beato, um dos mais populares do país, com Missa e Ofício litúrgicos próprios. 

S.GONÇALO DE AMARANTE
Nascido em Tagilde (Vizela) no seio de uma família de linhagem nobre, terá efetuado os primeiros estudos com um sacerdote, como era usual naquela época. O arcebispo da Arquidiocese de Braga tê-lo-á tomado como seu familiar, e, sob o seu patrocínio, Gonçalo cursou as disciplinas eclesiásticas na escola-catedral da Sé arquiepiscopal, vindo a ser ordenado sacerdote e nomeado pároco da freguesia de São Paio de Vizela. 

Desejoso de visitar os túmulos dos apóstolos São Pedro e São Paulo e os Lugares Santos da Palestina, obteve licença, deixou os seus paroquianos ao cuidado de um sobrinho sacerdote, e partiu em peregrinação primeiro a Roma donde passou a Jerusalém, onde se demorou 14 anos.

De regresso a Portugal, afirma-se que o seu sobrinho, além de não o aceitar e não o reconhecer como verdadeiro e legítimo pároco, escorraçou-o e conseguiu, mediante documentos falsos, provar ao então Arcebispo, D. Silvestre Godinho, que Gonçalo falecera, obtendo a nomeação como pároco da freguesia.

Gonçalo, resignado com semelhante atitude, deixou São Paio de Vizela e partiu, pregando o Evangelho até às margens do rio Tâmega. No local onde hoje se ergue a Igreja e Convento de São Gonçalo, em Amarante, de acordo com a tradição ergueu uma pequena ermida sob a invocação de Nossa Senhora da Assunção, ali se recolhendo como eremita, consagrando o tempo à oração e à penitência, e saindo esporadicamente a pregar nos arredores.

Sentindo necessidade de encontrar um caminho mais seguro de modo a alcançar a glória eterna, Gonçalo jejuou uma Quaresma a pão e água e suplicou fervorosamente a Nossa Senhora que lhe alcançasse do Senhor essa graça. Afirma-se que a Virgem Maria apareceu-lhe e disse-lhe que procurasse a Ordem em que iniciavam o seu Ofício com a Saudação angélica ou Ave-Maria - a Ordem dos Pregadores ou Dominicanos.

Gonçalo dirigiu-se então ao Convento de Guimarães da Ordem dos Pregadores, recentemente fundado por Pedro González Telmo, apóstolo da região de Entre-Douro e Minho, o qual lhe deu o hábito e, uma vez feito o noviciado, admitiu-o à profissão religiosa. Após algum tempo deu-lhe licença para, com outro religioso, voltar ao seu eremitério de Amarante, continuando a sua vida evangélica e caritativa.

Durante o seu ministério Gonçalo operou muitas conversões, conduzindo o povo à prática de uma autêntica vida cristã, sem esquecer de os promover socialmente em muitos aspetos. Nesse particular sobressai a construção de uma ponte em granito sobre o Tâmega, angariando pessoalmente donativos em terras circunvizinhas e levando os moradores mais abastados a darem vultosas ajudas para as obras. O povo atribui-lhe muitos milagres ligados a esta construção.

Concluída a ponte, Gonçalo viveu ainda alguns anos dedicado à pregação e à vida de oração. Reza a tradição que Nossa Senhora lhe revelou o dia da sua morte para a qual se preparou com a receção dos Sacramentos da Igreja. O seu corpo, após a celebração das exéquias por sua alma, foi sepultado na ermida, continuando a efetuar-se muitos milagres, atribuídos à sua intercessão.

Mais tarde a primitiva ermida foi substituída por uma igreja. Sobre esta, em 1540, João III de Portugal determinou erguer o grandioso templo e convento que ainda hoje existe e que é monumento histórico da cidade de Amarante.

Fonte: Wikipedia

São várias as lendas associadas ao Beato Gonçalo. A escritora e professora Cidália Fernandes, compilou-as no seu delicioso livro “As pegadinhas de S. Gonçalo”, 2009 (ISBN 9789727706662). Aí poderá encontrar algumas das lendas associadas a São Gonçalo, que entre outro epítetos ficou conhecido como casamenteiro das velhas. 

Deixo-lhe uma das canções mais conhecidas que lhe foram dedicadas, sugerindo-lhe que equilibre este momento profano com uma visita ao túmulo de S. Gonçalo na Igreja com o seu nome. A título curiosidade dir-lhe-ei que a célebre imagem a quem se puxava o cordão para conseguir casamento, se encontra na Sacristia e que já não é permitido puxá-lo. Parece que algumas pessoas o puxavam com tanta força que o Santo esteve várias vezes para “cair abaixo do altar”… 

Sem comentários:

Enviar um comentário