segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

GOTA OU ARTRITE GOTOSA

FÁTIMA LOPES CARVALHO
Conhece a doença designada por DOENÇA DOS REIS?

São conhecidos registos da doença desde há muitos séculos antes de cristo. A acumulação de cristais nas articulações é a causa da gota e da pseudogota, caracterizadas pela inflamação articular (artrite) e dor. Nas duas doenças acumulam-se diferentes tipos de cristais.

GOTA OU ARTRITE GOTOSA

O que é?

A gota é uma doença reumática inflamatória resultante da deposição de cristais de urato monossódico (forma de acumulação de ácido úrico) no sangue e provoca inflamação das articulações devido a um valor de ácido úrico anormalmente alto no sangue (hiperuricemia).

O seu aparecimento caracteriza-se por ataques repentinos e recidivantes: pode ser devido á produção excessiva de ácido úrico no organismo ou dificuldade na eliminação do referido ácido.

É mais prevalente em homens, sendo muito rara em mulheres antes da menopausa e tende a ser mais aguda nos indivíduos que desenvolvem os sintomas antes dos 30 anos. A inflamação articular pode tornar-se crónica e deformante depois de repetidos ataques. Quase 20% dos que padecem desta perturbação desenvolvem cálculos renais. Os valores de ácido úrico aumentam de forma anormal quando os rins não o excretam em quantidade suficiente. Por outro lado o organismo também pode produzir uma grande quantidade de ácido úrico, em virtude de uma anomalia enzimática hereditária ou de uma doença como o cancro no sangue. Alguns tipos de doenças do rim assim como certos medicamentos deterioram a capacidade dos rins para excretar o ácido úrico.

QUAIS OS SINTOMAS?

Os ataques de gota podem ser desencadeados por uma lesão insignificante, pelo consumo de grandes quantidades de álcool ou de alimentos ricos em proteínas, pelo cansaço, stress emocional ou por uma doença; estes episódios de dor aparecem de forma súbita numa ou mais articulações sobretudo durante a noite. A articulação incha e a pele circundante torna-se vermelha ou purpura, tensa e brilhante, com sensação de calor e produz muita dor ao tacto.

Esta perturbação afeta com maior frequência do primeiro dedo do pé causando um processo designado por podagra, mas também pode afetar o dorso do pé, os joelhos, os pulsos, os cotovelos e as orelhas. Os cristais podem formar-se nestas articulações situadas perifericamente porque estas estão mais expostas ao frio e os uratos tendem a cristalizar-se a baixas temperaturas. Outros sintomas de artrite gotosa podem ser febre, calafrios, sensação de mal estar geral e aceleração dos batimentos cardíacos (taquicardia).

DIAGNÓSTICO


O diagnóstico da gota baseia-se na observação dos sintomas característicos e no exame na articulação. Um excesso de ácido úrico no sangue apoia o diagnóstico no entanto durante um ataque agudo os valores são frequentemente normais. O diagnóstico confirma-se mediante a recolha dos cristais de urato da articulação e examina-se com um tipo especial de microscópio que utiliza luz polarizada.

TRATAMENTO

O primeiro passo consiste em aliviar a dor controlando a inflamação através de medicação (AINE) e imobilização da articulação inflamada mediante ortóteses digitais ou plantares (www.centroclinicodope.pt) se a crise se manifesta no pé ou joelhos.

O segundo passo consiste em prevenir as recorrências; pode ser suficiente beber muitos líquidos, evitar bebidas alcoólicas e ingerir pequenas quantidades de alimentos ricos em proteínas. Muitos indivíduos apresentam excesso de peso e com a perda do mesmo os valores de ácido úrico tendem a voltar à normalidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário