terça-feira, 31 de maio de 2016

COPA AMÉRICA CENTENÁRIO 2016 – ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

CRÓNICA DE GONÇALO NOVAIS
Passaram-se já 100 anos desde que, na Argentina, a selecção da casa, juntamente com Brasil, Uruguai e Chile, disputaram a primeira edição da prova mais carismática de selecções do continente americano, que também se realiza pela primeira vez nos Estados Unidos, numa prova em que a CONMEBOL e a CONCACAF aparecem unidas em torno da celebração do centenário desta grande competição.

Investigações em torno de alegada corrupção na FIFA ainda complicaram a realização do certame em solo norte-americano, mas a confirmação dos EUA como anfitriões viria a ser oficializada em Agosto de 2015, confirmação já há muito aguardada, uma vez que toda a preparação do evento já estava em pleno decurso.

Haverá pela primeira vez dezasseis equipas na competição, como serão os já habituais 10 membros da CONMEBOL (Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai, Paraguai, Peru, Bolívia, Equador e Venezuela), o México (representante da CONCACAF), a Costa Rica na condição de vencedora da Taça Centro-Americana de 2014, a Jamaica na condição de vencedora da Caribbean Cup de 2014, o Panamá e o Haiti como vencedores de um «play-off» de classificação, e por fim os anfitriões Estados Unidos da América.

Haverá quatro grupos com quatro equipas cada um. Os anfitriões norte-americanos estão inseridos no Grupo A, onde terão de medir forças com a Colômbia, a Costa Rica e o Paraguai. No Grupo B, o candidato Brasil terá pela frente o Equador, o Peru e o estreante Haiti. No Grupo C, Uruguai e México tentarão confirmar dentro de campo o seu favoritismo face à Venezuela e à Jamaica. E por fim teremos um duelo de titãs entre o campeão em título Chile e a Argentina, que terão ainda a companhia de Bolívia e Panamá.

A festa do Centenário da Copa América vai estar espalhada um pouco por todo o país. Na costa leste, mais a norte, o Lincoln Financial Field (Filadélfia), o MetLife Stadium (East Rutherford, Nova Jérsia) e o Gillette Stadium (Foxborough, Massachussets) serão os palcos eleitos, tendo mais a sul na Flórida o Citrus Bowl em Orlando. Já na costa oeste a acção vai desenrolar-se nos estádios californianos Rose Bowl (Pasadena) e o Levi’s Stadium (Santa Clara), bem como no Estádio Universitário de Phoenix (Glendale, Arizona), e mais a norte no CenturyLink Field em Seattle, já não muito longe da fronteira canadiana. No centro-norte do país, o Soldier Field de Chicago receberá a prova no estado do Illinóis, ao passo que mais a sul o NGR Stadium de Phoenix faz do Texas parte do roteiro da prova.

Será em Santa Clara que Estados Unidos e Colômbia abrem a competição com um jogo apetecível a 4 de Junho, terminando a prova no dia 26 de Junho em East Rutherford.

Toda a prova terá o acompanhamento da BIRD Magazine, com breves antevisões das partidas, e análises dos jogos ocorridos durante todos os dias da competição. Iremos manter os leitores sempre informados de tudo o que vai acontecendo do outro lado do Atlântico, de modo a poder acompanhar uma das provas futebolísticas mais importantes do planeta.

Acompanhe-nos nesta aventura, da mesma forma que nos irá seguramente acompanhar na aventura europeia, que acontecerá numa França bem perto de nós.

Sem comentários:

Enviar um comentário