quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

QUAL O LUGAR DOS VELHOS?

MÁRCIA PINTO
Eu utilizei o termo ``velho´´ propositadamente e com todo o respeito e admiração que me merecem!

Infelizmente, nos últimos tempos, os nossos velhos têm sido desrespeitados, ignorados e desprezados. Mas e de quem é a culpa? Do governo? Ou de cada um de nós que nada faz para mudar essa realidade?!

De certo modo, penso que o governo deveria assumir as suas responsabilidades, mas nós também temos que o fazer! Sim, a culpa também é nossa. Muitos idosos que são abandonados têm família, filhos e netos…A questão que se coloca é porque é que se têm família, em alguns casos numerosa, vivem tão sozinhos?

A realidade é que à medida que vamos crescendo o vínculo com a família vai-se perdendo. Com a correria do dia-a-dia, com uma nova família acabamos por ir deixando de ter tempo para os mais velhos, que tantos sacrifícios fizeram para nos criar.

O que mais me preocupa é que a nova geração começa a perder esse vínculo cada vez mais cedo. Quando falo em vínculo refiro-me ao afetivo, porque o económico persistirá!

E o Governo? Ele também tem responsabilidades?! Sim! Comecemos pela qualidade dos lares. Os da Santa Casa da Misericórdia têm listas de espera infindáveis. O estado de alguns é lamentável. Depois temos os lares clandestinos, que todos conhecem, mesmo as entidades competentes, mas que nada fazem para garantir a dignidade que os nossos idosos merecem! Depois, temos os particulares com excelentes condições mas incessíveis à maioria da população…

Mas, não fosse o cenário já suficientemente negro, ultimamente os nossos governantes têm andado bastante ocupados com os direitos dos animais. Concordo plenamente na responsabilização de quem mal tratar um animal, eu seria incapaz de o fazer. Outra preocupação de primeira linha foi a entrada de animais nos restaurantes, aqui já não concordo, mas cabe-me a mim decidir entrar num restaurante onde a entrada de animais é permitida ou não!

Mas na sequência da avaliação destes assuntos, importantíssimos para o desenvolvimento de uma sociedade, surge a votação para a responsabilização civil pelo abandono de idosos e espantemo-nos ou não, foi chumbada!

Ou seja, mal tratar um animal é crime. Abandonar/maltratar, porque o abandono é um tipo silencioso de maus tratos, não é! A mim, parece-me que, no mínimo, as prioridades estão trocadas. Vamos passear o cãozinho e deixamos os filhos em casa agarrados a um qualquer jogo eletrónico e esquecemo-nos dos nossos pais e avós.

Temos que perceber que os idosos têm necessidades que vão para além de comer e beber. Precisam de pessoas que convivam com eles e tal como as crianças eles também precisam de atenção, precisam de ajuda... Alguns perdem a memória ficam inválidos e precisam de ajuda constante.

Assim, devemos repensar as nossas atitudes porque um dia nós também iremos envelhecer!

Sem comentários:

Enviar um comentário