terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

A DEPRESSÃO E O SUICÍDIO

REGINA SARDOEIRA
Disseram - me que ela estava deprimida e que por isso se suicidou. E eu fiquei a pensar, tentando compreender, mais uma vez, que impulso poderoso é esse que leva alguém a terminar com a vida. Poderoso, sim, porque aceder voluntariamente à morte exige força. Força negativa, dir-me-ão, ou cobardia, também há quem diga; e no entanto eu afirmo que usar seja que instrumento for e pôr termo à vida é um acto que não está ao alcance de qualquer um.

A depressão tem, efectivamente, esta componente trágica: o indivíduo sente - se desvalorizado, de si para si mesmo, não encontra prazer nos gestos comuns do quotidiano, o amanhã é tenebroso ou vazio, qualquer acto comum (levantar - se de manhã, tomar banho, vestir - se, comer, sair...) revela - se extraordinariamente penoso para o doente com depressão. Porque, de facto, é de uma doença que se trata.

O nosso cérebro tem um poder imenso, lidera todo o comportamento, dá instruções a todo o corpo (que, por sua vez, comunica com ele) e nele são sintetizados os neurotransmissores, de entre os quais destacarei a serotonina .

O comportamento humano depende da quantidade de luz que o corpo recebe por dia. Desta maneira, durante as estações menos soalheiras (Outono e Inverno) surge um aumento da depressão, da falta de capacidade para usufruir o prazer. Quando chega a Primavera e o Verão, a serotonina é condicionada pela luz que se recebe do organismo, o que leva a um aumento progressivo do bem-estar e da felicidade, produto das concentrações deste neurotransmissor no cérebro. Pode-se dizer que a serotonina, além de ser a hormona do humor, é a "hormona do prazer". Por exemplo, para que se produza a ejaculação orgásmica, o hipotálamo liberta oxitocina através da hipófise (hormona que segrega na neuro-hipófise e que também é responsável pelas contrações no parto). Depois da ejaculação, a quantidade de serotonina no cérebro aumenta exponencialmente, o que provoca um estado de prazer e tranquilidade. Depois do prazer é produzido um mecanismo de retroalimentação que reabsorve a serotonina. Este mecanismo estimula a libertação de hormonas como a somatrofina (hormona do crescimento) e a prolactina (hormona que tem ação sobre as glândulas mamárias atuando no seu crescimento e na formação de leite) e inibe a secreção das hormonas luteinizantes (LH) e das hormonas folículo-estimulantes (FSH), que estão encarregadas de estimular a síntese de AMP cíclico, que por sua vez estimula a biossíntese de esteroides sexuais. Este mecanismo de retroalimentação não seria possível se não existisse absorção de serotonina pela hipófise. 

Este é um assunto complexo e não irei muito mais longe na análise científica; creio, no entanto, poder afirmar que a serotonina representa um papel fundamental no que diz respeito à capacidade humana de sentir prazer e que o seu deficit gera os sinais da depressão: essa profunda tristeza, esse desgosto de viver, essa incapacidade de respirar fundo e caminhar em frente - muito simplesmente porque, para o deprimido, já não há caminho. 

A depressão surge; e muitas vezes não encontramos uma explicação para tal. Um desgosto, uma tragédia, uma perda são capazes de mergulhar a pessoa na depressão; mas ela pode ser constitucional ou genética. Perceber a causa da depressão, enfrentá - la, resolver o problema seriam as soluções para o deprimido. Porém, o seu vazio é de tal modo profundo que ele não é capaz, por si só, de discernir uma causa e, ainda que suspeite dela, não tem ânimo para enfrentá-la, pelo que, à partida, nada pode resolver.

Aqueles que o rodeiam, escassamente percebem que lidam com um doente, que precisam de estar atentos, tornando - se os motores para a busca de ajuda. Não tenhamos ilusões : a depressão não é uma "mania", uma "esquisitice" , o deprimido não fica apático, isolado, de mau humor, pouco sociável etc. porque quer castigar o mundo à sua volta, chamar a atenção, ou ser intratável. Ele fica assim porque o seu cérebro não faz a síntese das substâncias que lhe restituiriam o ânimo e, se não se dispuser a tomar medidas, procurando o médico, dificilmente irá superar a crise.

O médico irá receitar - lhe antidepressivos, ou seja, substâncias químicas capazes de reporem os níveis de serotonina, promovendo, gradualmente, o retorno da normalidade. Mas o médico também lhe dirá, pelo menos, mais duas coisas: que essas pílulas mágicas ajudam a química do cérebro e de todo o organismo, melhorando o humor e ainda que terá, nesse momento em que recuperar a energia, de procurar as causas do estado depressivo e abatê - las. Não é um processo simples ou linear, nem se compara a outras enfermidades para as quais um certo medicamento, uma certa cirurgia resolverão de vez o problema. 

A depressão entra muito fundo em todo o organismo visto que a condição necessária e suficiente para alguém estar vivo depende de actos de vontade, de desejo, de procura; e o deprimido perdeu - os. 
O médico (e também os folhetos dos antidepressivos ) alertará o doente, falando -lhe do perigo de poder querer suicidar-se e, muitas vezes, hospitaliza-o para debelar o risco. Mas, ainda assim, esse desejo de morrer, esse sentimento profundo de que ninguém precisa dele, de que está sozinho no mundo e de que nada tem valor podem ter uma força irresistível. 

A depressão atinge de forma trágica este nosso tempo. Vivemos um quotidiano quantas vezes insatisfatório, injusto, acelerado, em que as perdas são maiores que os ganhos. Fugimos de nós mesmos e do nosso deserto, alienamo - nos de muitos modos :com bebida, comida, drogas. Um dia, face a face com a nossa própria imagem, não somos capazes de nos aguentar, desistimos de nós mesmos : é não há pai, mãe, filhos ou amigos, ou tarefas, ou dinheiro ou seja o que for que nos demovam da autodestruição. Porque o suicídio não é somente aquele gesto definitivo com que nos ferimos, mortalmente, de uma vez por todas, o suicídio pode ser lento, pode ser prepertado hora a hora, dia a dia, no vício, na bebedeira, nas fugas de todo o género à normalidade do viver.

Creio firmemente que aquele que se suicida, num certo momento, é porventura mais digno do que aquele que finge viver e no entanto está a destruir -se pouco a pouco : o primeiro enfrentou a derrota de si próprio e terminou com ela, o segundo vai-a ostentando num lamentável espectáculo. 

Logo, de certo modo, todos os homens são suicidas, todos os homens praticam em si a autodestruição, preferindo, escolhendo aquilo que os prejudica. São suicidas mesmo no modo como tratam a terra, o seu único habitáculo, tornando - a, progressivamente, um lugar inóspito; são suicidas porque criaram um universo de relações enviezadas, de onde a verdadeira sociabilidade se ausentou; são suicidas no modo como dirigem o quotidiano, feita carga insuportável para a qual têm que procurar um desvio.

Não admira, pois, que a depressão seja a doença mais comum do nosso tempo e que nele despontem, para geral consternação, os outros suicidas, mais raros, mas mais autênticos : os que decidem sair do mundo através de um acto violento (para eles e para quem os rodeia) e escolhem o meio de a si próprios se aniquilarem, de uma vez.

3 comentários:

  1. https://lu-arquesemedeu.blogspot.pt/2018/02/coragem-versus-desistencia.html?m=1

    https://lu-arquesemedeu.blogspot.pt/2017/06/a-minha-primeira-partilha.html?m=1

    ResponderEliminar
  2. Um excelente artigo, para percebermos melhor a vida e... a morte...!
    Bem haja, Regina Sardoeira.

    ResponderEliminar
  3. Um exelente texto professrora Regina....a depressão não é fácil, é um estado que nos destroi aos poucos... por vezes não é o querer morrer mas sim o parar de sofrer... É uma dor silenciosa há qual reagimos ou nos deixa-mos levar. Bjinho

    ResponderEliminar