quarta-feira, 6 de julho de 2016

JULHO, EM AMARANTE

PAULO SANTOS SILVA 
Iniciou-se há poucos dias, o mês de julho. 

Arriscar-me-ia a dizer, que será com certeza um marco na cultura desta cidade, o mês de julho de 2016. A oferta é muita e variada, como tal, para todos os gostos. Senão vejamos:

Começamos no fim-de-semana de 1,2 e 3 com a Feira à Moda Antiga, organizada pelo “Ferrinho de Baixo”, que já é um verdadeiro sucesso e transporta Amarante para os anos 1900 dando a conhecer os usos e costumes desta época. Neste mesmo fim-de-semana, mais propriamente no dia 2 de julho, tivemos o espetáculo anual da Academia de Dança de Amarante, com a qualidade e deslumbre a que já nos habituou, e que mais uma vez se realizou no Centro Cultural de Vila Flor (Guimarães), uma vez que em Amarante ainda não temos um espaço com a lotação de público adequado para aqui o realizar. No dia 8 de julho, feriado municipal, teremos o início dos Palcos de Verão. E que melhor forma de os iniciar do que um concerto de Miguel Araújo no Largo de S. Gonçalo?... Estes Palcos de Verão, ainda irão trazer mais dois espetáculo durante este mês. No dia 22 de julho, a dupla Fado Violado. Uma mistura entre o Fado e o Flamenco, composta pela fadista Ana Pinhal e pelo guitarrista Francisco Almeida. No dia 23 de julho o fadista amarantino Marco Rodrigues, onde viveu até aos 8 anos de idade. Sem dúvida um dos melhores desta nova geração de fadistas, já com várias colaborações com a grande cantora brasileira Maria Gadú.

No dia 9 de julho e organizada pelo “Ferrinho de Cima”, temos a Festa Amarantina, que já vai na sua IV edição e que promete uma programação variada e de qualidade, a exemplo das edições anteriores. 

Os dias 15 a 17 de julho, serão sem dúvida um marco na história cultural desta cidade. Na primeira vez que sai do Brasil, Amarante foi a cidade escolhida para receber o Festival MIMO. 

Mais de 33 concertos, filmes e encontros com artistas de renome internacional, tudo com entrada gratuita. Os locais onde estes eventos vão acontecer, são os mais variados e vão desde o Largo de São Gonçalo, até ao Parque do Ribeirinho, passando pela Igreja de São Gonçalo, o Cinema Teixeira de Pascoaes, a Igreja de São Pedro, a Casa da Portela e o Centro Cultural de Amarante. As atividades, não se limitam aos concertos e ao cinema. 

Teremos uma Etapa Educativa que inclui diversas oficinas e workshops e onde se destaca uma Masterclass de Piano com o grande Pedro Burmester. 

Também haverá dois Fóruns de Ideias e outras atividades paralelas como dois passeios guiados e uma Chuva de Poesia. 

Ao nível do cinema, destaca-se o documentário “Amadeo de Souza Cardoso: o último segredo da arte moderna” do realizador Christophe Fonseca. O filme reconstrói o percurso apaixonante do artista plástico, que deixou uma obra de grande fulgor e absolutamente original. Amigo de Modigliani, Brancusi, Sonia e Robert Delaunay, expôs ao lado dos maiores do seu tempo, como Braque, Picasso, Duchamp, Matisse, Kandinsky e Léger. Com a sua morte precoce em 1918, aos 30 anos, ele foi sendo esquecido. A produção é uma realização estética, sóbria e elegante, à imagem de Amadeo, que mostra os lugares onde viveu e o inspiraram, como Amarante, Lisboa e Paris, evidenciando a cor e o movimento, tão importantes em sua obra. 

Finalmente e no que diz respeito aos concertos, a escola é muita e variada e vai desde os brasileiros Tom Zé, Aline Paes, João Fênix e o DJ Marcelinho da Lua, sem esquecer esse nome incontornável que é Egberto Gismonti. Mas também há portugueses. A Banda Musical de Amarante e a Orquestra do Norte também estarão presentes. A banda amarantina apresentará um repertório variado, com peças de Dirk Brossé, Naohiro Iwai, Kees Vlak, Benny Goodman, Deep Purple e sucessos de grandes artistas populares, como Michael Jackson e Paul McCartney. Já a Orquestra do Norte apresentará um concerto dedicado a composições do Maestro António Victorino d’Almeida, incluindo o inédito “Concerto N.º 2 para Piano e Orquestra Amarante”, escrito em homenagem a cidade e que será interpretada pelo pianista amarantino Delfim Carvalho como solista. Ainda na participação portuguesa, destaque também para o concerto de dois dos melhores pianistas portugueses da atualidade – Pedro Burmester e Mário Laginha que interpretarão obras clássicas e de autores como João Paulo Esteves da Silva, Pixinguinha e Aaron Copland. Finalmente, o que eu consideraria a “cereja no topo do bolo”: o concerto exclusivo de Pat Metheny e Ron Carter. O encontro entre Pat Metheny, um dos maiores guitarristas do mundo, vencedor de 20 Grammys; e Ron Carter, um dos contrabaixistas mais gravados, premiados e respeitados da história, marca a estreia do MIMO Festival em Portugal. Depois da lendária e aclamada atuação no Festival de Jazz de Detroit em 2015, os dois mestres unem o seu legado numa digressão em que apresentam o melhor do Jazz. Em Portugal, só o público que for ao MIMO Amarante poderá presenciar este especial e inédito encontro, que passará por um restrito grupo de festivais e salas da Europa. Como vê, julho em Amarante vai ser uma ENORME qualidade cultural. Não se esqueça, também, que ainda tem as atividades da Amarante Cidade Desportiva, a II edição do Há Fest! (entre 25 e 31 de julho) e o último Palco de Verão do mês, a cargo do Dengaz, no dia 30 julho.

Sem comentários:

Enviar um comentário