sábado, 28 de outubro de 2017

A PROPÓSITO DA PERMISSÃO DA ENTRADA DE ANIMAIS EM RESTAURANTES...

SUSANA FERREIRA
Se eu concordo com esta lei? Sim concordo. Já me deparei imensas vezes com a vontade de levar a minha cadela a passar o dia na baixa do Porto, mas a problemática de ela não poder entrar em praticamente lado nenhum, leva-me a desistir da ideia.

Mas com esta nova lei levantam-se algumas questões pertinentes. Os nossos animais estão educados o suficiente para poderem estar num restaurante? Os restaurantes estarão preparados para receber os animais? Serão as pessoas educadas o suficiente para não perturbar o espaço dos outros, impondo a presença do seu animal mal educado ou mesmo mal cheiroso? 

Estamos a caminhar no sentido de valorizar os animais e reconhecer como membros da família, mas ainda falta mudar mentalidades. Ainda há tantas coisas básicas que não são cumpridas. Ainda há muitos animais sem microchip, sem cuidados veterinários básicos, sem um abrigo da chuva, sol e frio, presos a uma árvore, presos num canil dia após dia. Ainda são seres descartáveis na primeira oportunidade. E mesmo nas cidades, onde são considerados membros da família, muitos não estão preparados para conviver com outros animais, para estar num espaço público sem fazer marcação de território, sem confrontar violentamente outros animais. Noutro países onde a entrada de animais é permitida em praticamente todas as superfícies comerciais e de restauração, é obrigatório os animais irem a uma escola, fazer uma formação para poder viver em sociedade. Se nós vamos à escola para aprender a viver com os outros, fará todo o sentido acontecer o mesmo com os animais. É importante criar estruturas e mudar mentalidades antes de lançar leis.

Sem comentários:

Enviar um comentário