JORGE MADUREIRA |
É conseguirmos nos colocar no lugar do outro em múltiplas situações. Estar consciente do que outro vê ou pensa. É estar “dentro dele”. Pode até parecer fácil em teoria, mas efectivamente não é. Para isso não podemos ser preconceituosos. É vermos a outra pessoa igual a nós. Não temos que concordar com ela, mas sim compreender. Todos temos defeitos e qualidades. Se quisermos ser compreendidos, temos que compreender. É necessário ouvir e saber observar. Os relacionamentos alimentam-se de empatia. Com ela ficamos menos frios, mais solidários e com mais respeito pelos outros. Cada vez mais cresce o individualismo. Ficamos ocupados com os nossos problemas e não conseguimos ver e ouvir os problemas dos outros. Mas quantas vezes sentimos falta de quem nos ouça e até nos compreenda? Pois é! A empatia leva-nos a ter respeito e consideração pelos outros. Há pessoas mais sorridentes e outras mais sérias, mas o importante é ter a sensação de presença, isso é demonstrar empatia. A empatia começa com a grandeza de estarmos bem connosco. Sabermos os nossos defeitos, o que não gostamos, e o que temos de bom. Para conhecermos as necessidades dos outros temos primeiro que conhecer as nossas próprias necessidades.
A empatia é muito importante no ambiente profissional.
Para garantir uma vida harmoniosa e próspera é essencial como atrás referido: capacidade de se colocar no lugar do outro. Existem muitas pessoas empáticas que acumulam sentimentos alheios e acabam sobrecarregados de angústia.
Facilmente se vê quem é empático ou não, ao ser considerado um bom ouvinte pelos amigos e colegas de trabalho e ao mesmo tempo vivenciar as mudanças de humor como de si se tratasse.
Ter empatia é deveras crucial para o desenvolvimento profissional. Contudo, nunca ser de excessos ou falta desse sentimento. Há quem a possua e não faço uso dela. Um erro tremendo.
Empatia. Tu tens?
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