terça-feira, 12 de abril de 2016

DESPORTO NA BIRD

Liga Portuguesa – Análise da Jornada

VASCO VIANA 
Na deslocação a Coimbra o Sport Lisboa e Benfica venceu apenas próximo do minuto noventa, acabando com Mitroglou, Jimenez e Jonas em campo de forma a ultrapassar a cerrada disposição defensiva da Académica. A equipa da Briosa iniciou o jogo muito bem, pressionando alto no início da fase de construção do Benfica, conseguindo intercetar bolas e desenvolvendo movimentos ofensivos rápidos e dinâmicos. Adicionando a esta preocupação, a Académica procurou lançar bolas em profundidade tendo Marinho como alvo, na zona defensiva ocupada por Eliseu. Um desses lançamentos originou o único golo da equipa visitada. Após esse atrevimento inicial dos adversários, o SLB tomou conta do jogo, ocupando quase que permanentemente o meio-campo defensivo da equipa da Briosa. Sem ser demolidor no ataque, os encarnados criaram várias situações de golo e asfixiaram as inglórias saídas de bola da Académica logo no início da posse. Neste momento, talvez o SLB seja a equipa que melhor joga em Portugal, recorrendo muito bem aos diferentes vetores de jogo (profundidade, largura e diagonais), alternando o jogo apoiado com o futebol mais direto do qual resultaram os dois golos marcados nesta jornada. Destaca-se ainda, uma exibição globalmente positiva do árbitro João Capela. Apesar da contestação, o juiz da Associação de Futebol de Lisboa manteve-se tranquilo e assertivo na relação com os jogadores. Assistiu-se ainda a uma variação adicionada por Rui Vitória, a qual faz todo sentido na minha opinião. Ainda com o jogo empatado, preparando o assalto final à baliza adversária, o treinador do SLB retira Eliseu do campo substituindo-o por Jimenez. Ao contrário do que é habitual com o recuo de Gaitan no corredor que preferencialmente ocupa, foi colocado Renato Sanches como interior esquerdo, aproveitando assim a sua pujança física para assegurar quer o desejado apoio ofensivo quer as possíveis saídas de bola da Académica usufruindo da saída do lateral-esquerdo adversário.

O Sporting Clube de Portugal recebeu o Marítimo no final de uma semana complicada para os insulares após a troca de agressões entre jogadores em um treino comandado por Nelo Vingada. Apesar de tudo, a equipa da Madeira revelou-se organizada, ofensivamente rápida e determinada. O Sporting, eventualmente perturbado pela teimosia do Benfica em não perder pontos, pareceu cansado, mais lento que o habitual na sua circulação de bola. No entanto, a capacidade de colocar muitos homens na área adversária, corporizada por Jorge Jesus, adicionada à mobilidade dos seus jogadores, permitiu a criação de um resultado dilatado. A equipa classificada em segundo lugar no campeonato continua, no entanto, a falhar em vários momentos de definição, após a construção de jogadas ofensivas.

O Futebol Clube do Porto apresentava-se em Paços de Ferreira após as explícitas frases transmitidas pelo seu presidente na entrevista que concedeu ao canal do clube. Foi uma das piores exibições da época. Insegurança, passes errados, falta de coesão e de ordem posicional dos jogadores. Suk revela-se como uma boa alternativa à posição número 9, mas não enquanto titular de uma futura equipa que pretende recuperar o seu estatuto, pois embora denote esforço, bom jogo de cabeça, mobilidade e uma capacidade técnica razoável, sente dificuldades em jogar de costas para a baliza ou definir movimentos ofensivos com e sem bola em contextos de elevada densidade defensiva. Varela apresenta-se fora de forma e possivelmente nunca mais irá jogar com qualidade num campeonato competitivo de alto nível europeu. Herrera não confere a desejada velocidade de jogo. Chidozie e Layun falham com alguma frequência a nível defensivo. Os adeptos portistas desejavam um futebol mais ofensivo após a saída de Lopeteghi. Certo é que Peseiro, atacando mais, não conseguiu ainda equilibrar a equipa de forma a evitar que os adversários do FCP incomodem frequentemente a baliza de Casillas.


Frustração Azul e Branca. DR Jornal de Notícias.

No que se refere à arbitragem, destaca-se a prestação pouco sólida do jogo anteriormente analisado. Poderá ter ficado por marcar uma grande penalidade contra o Paços de Ferreira, após Suk ser agarrado dentro da grande área e um livre indireto contra o Futebol Clube do Porto em consequência do atraso intencional com o pé de Chidozie para Casillas, o qual tocando a bola com a mão cometeu uma infração às regras do jogo.

A jornada contou ainda com a confirmação de descida de divisão do Tondela.

Futebol Internacional
A semana de trabalho foi iluminada pelos jogos da Champions League. Destaca-se a exibição positiva do Benfica em Munique, aproveitando as fragilidades do Bayern ao nível da rotação de jogo no início da construção ofensiva e do jogo interior menos demolidor quando comparado com o poderio que revela nas ações exteriores.

O Real Madrid, após a vitória interna em Camp Nou, perdeu com o Wolfsburg. Alguns analistas indicam que quando Bale e Ronaldo defendem pouco, a equipa madrilista fica demasiado vulnerável pelos corredores ao jogo ofensivo dos adversários. Draxler confirmou esta tese, contribuindo para o pesadelo vivido por Danilo exposto aos adeptos merengues, talvez os mais exigentes do futebol europeu.

O Barcelona procurava na liga espanhola contrariar a tendência recente. As estatísticas apontavam que sem Suarez e jogando no campo da Real Sociedad, o Barça tem perdido pontos. A tradição superou o futebol moderno da equipa catalã, acendendo novamente o campeonato interno.

Em Inglaterra, o Leicester confirmou a presença direta na liga dos campeões da próxima época e aproximou-se do título na liga inglesa. Em Itália, a Juventus consolidou o primeiro lugar após vencer no terreno do AC Milan.

Topo
A equipa de basquetebol da NBA dos Golden State Warriors alcançou a vitória número 72 na época regular, igualando o recorde de jogos ganhos obtido pela equipa dos Chicago Bulls de Michael Jordan e Scottie Pippen em 1996. Na próxima quarta-feira, a equipa de Stephen Curry poderá ultrapassar esse registo histórico, caso vença em casa os Washington Wizards, atingindo assim um fantástico registo de 73-9 (jogos ganhos e jogos perdidos) num total de 82 jogos efetuados.

Máquina ofensiva da equipa de Oakland. DR Dead Spin.



Fundo
A justiça desportiva decidiu não castigar Slimani, em consequência do lance com o médio Samaris em jogo da Taça de Portugal disputado a 21 de novembro de 2015. A decisão foi baseada na argumentação que o jogador do Sporting não procurou intencionalmente agredir o jogador do Benfica. Parece-me que este caso encerra 2 grandes problemas. Sendo verdade que todo o processo de análise dos factos deve procurar ser o mais minucioso possível, não é aceitável tardar quase meio ano a decidir sobre uma ocorrência de jogo óbvia e publicamente visível. Sugere ainda uma tendência branda na aplicação de penas pelo Conselho de Disciplina. Quanto a mim, a agressão em causa deveria merecer um castigo entre 4 a 8 jogos.

Ação de Slimani em jogo da Taça de Portugal. DR Correio da Manhã.

Ouro
Na modalidade de Golfe, Danny Willet venceu o principal evento anual da modalidade. No Master de Augusta (EUA), o Britânico recebeu o “Green Jacket” destinado aos vencedores após realizar 283 pancadas (-5) nas 4 rondas do campo do estado da Giórgia.

Shot de Danny Willet em Augusta. DR Sky Sports.

Hall of Fame
Kobe Bryant realiza pelos LA Lakers o seu último jogo enquanto basquetebolista profissional na próxima quarta-feira 13 de abril, após 20 anos de carreira. O jogador norte-americano, que passou diretamente do High School para a liga profissional, sem percurso universitário, é atualmente o 3º jogador com mais pontos da história da NBA, distinguindo-se pela elegância, domínio técnico, rapidez e potência do seu jogo.


Show time em LA. DR NBC Sports.

Agenda Desportiva Semanal

Escaldante será o 3º jogo das meias-finais da Liga Portuguesa de Andebol a ser realizado sábado 16 de abril no pavilhão do Dragão Caixa entre o Futebol Clube do Porto e o Sport Lisboa e Benfica. Nesse mesmo dia no Voleibol, realizar-se-á na ilha Terceira, o 4º jogo da fase final do campeonato nacional entre o Fonte Bastardo e o Sport Lisboa e Benfica.

No âmbito internacional destacam-se as seguintes competições nesta semana do mês de abril:


ü  9 A 17 – TÉNIS: ATP WORLD TOUR MASTER 1000 DE TERRA BATIDA EM MONTE CARLO (MÓNACO)
ü 10 – MOTOCICLISMO: MOTO GP GRANDE PRÉMIO DAS AMÉRICAS EM AUSTIN (EUA)
ü 10 A 16 – HALTEROFILISMO: CAMPEONATO DA EUROPA EM FØRDE (NARUEGA)
ü 12 E 13 – FUTEBOL: 2ª MÃO QUARTOS-FINAL DA CHAMPIONS LEAGUE
ü 14 – FUTEBOL: 2ª MÃO QUARTOS-FINAL DA LIGA EUROPA
ü 16 DE ABRIL A 02 DE MAIO – SNOOKER: CAMPEONATO DO MUNDO EM LONDRES (INGLATERRA)
ü 16 A 24 – TÉNIS: ATP WORLD TOUR 500 DE TERRA BATIDA EM BARCELONA (ESPANHA)
ü 16 – BASQUETEBOL: INÍCIO DOS PLAYOFF DA NBA (EUA)
ü 17 – FÓRMULA 1: GRANDE PRÉMIO DE XANGAI (CHINA)
ü 15 A 18 – FUTEBOL: FINAL DA UEFA YOUTH LEAGUE EM NYON (SUIÇA) COM AS EQUIPAS DO REAL MADRID, PARIS SAINT-GERMAIN, CHELSEA E ANDERLECHT.



Sem comentários:

Enviar um comentário