domingo, 2 de julho de 2017

AMAR PARA SER AMADO

CARLA SOUSA
Sentir que somos amados é realmente algo de extraordinário.

Um dos desejos mais pedidos da maioria das pessoas é serem amadas, encontrarem o amor da sua vida.

Sentir que temos pessoas que nos amam, que gostam de nós como somos, com todas as virtudes e defeitos é maravilhoso.

Perceber que somos amados mesmo sendo imperfeitos é maravilhoso.

Mas, para sentir esta experiência de ser amado na sua plenitude é necessário que, primeiro tenhamos a capacidade de nos amar a nos próprios.

É importante que uma pessoa se aceite tal como é, que goste de si. Como pensas amar alguém se não és capaz de te amar a ti mesmo?

Por vezes, a autoestima está mais em baixo e a pessoa tende a menosprezar-se, a criticar-se e a necessitar constantemente da aprovação do outro. “Estou gorda (o)?”, “estou bem?”, “fiz bem?”, “gostas de mim?”, “amas-me?” São perguntas feitas para acalmar o ego inseguro.

Normalmente, quando se ouve um sim, acaba por não ser suficiente. A pessoa está insegura de tal maneira que, mesmo perante uma resposta, parece não acreditar e, fica mais inquieta a nível interior.

Portanto, não viva para agradar os outros, não pretenda ser perfeito, sinta-se bem, sinta-se perfeito na sua imperfeição. Cuide-se, mime-se, ame-se.

Ser feliz não depende só da aprovação dos outros, depende do autoconhecimento, da capacidade para assumir os erros, perceber os erros dos outros, da capacidade de se sentir realizado com coisas pequenas e de aproveitarmos a vida da melhor maneira. Desculpar e saber pedir desculpa.

Quando se amar como “deve ser”, quando conseguir funcionar sem máscaras, irá sentir-se genuinamente feliz, pois conhecerá o verdadeiro amor.

Sem comentários:

Enviar um comentário