domingo, 25 de junho de 2017

E QUASE TUDO FOI DANTESCO

MOREIRA DA SILVA
Depois de ter respeitado o período de luto pelas vítimas do incêndio trágico que deflagrou na região centro e após um silêncio reflexivo decidi fazer algumas interrogações sobre essa tragédia nacional. É uma análise com o máximo de respeito para com as vítimas, a solidariedade devida para com as suas famílias, a necessária gratidão pelo trabalho e bravura levados até aos limites pelas populações afetadas, mas também por todos quantos lutaram com heroísmo, principalmente os bombeiros. Um abraço solidário para todos! 

Como não sou perito em fogos rurais, para escrever esta crónica sobre a morte que saiu à rua e foi à zona do pinhal ceifar a vida a dezenas de pessoas tive de me socorrer a relatos de familiares das vítimas, a afirmações de habitantes das zonas afetadas e a declarações de especialistas, assim como senti necessidade de ver as imagens horrorosas em tons de cinza. Também vi muitas lágrimas de crocodilo impregnadas de hipocrisia, ouvi muitas patacoadas, li muitos nacos de prosa insensível e assisti a muitas piruetas retóricas.

Foram pedaços de tristeza que juntei para chegar a estas conclusões. O incêndio que deflagrou em Pedrógão Grande, no distrito de Leiria e se alastrou para outros concelhos dos distritos de Coimbra, Santarém e Castelo Branco é considerado o 11º mais mortal do mundo, desde o início do século XX, e a 7ª maior tragédia, em Portugal, no último meio século.

As autoridades nacionais identificaram dezenas de pessoas que morreram queimadas pelo fogo assassino e por inalação de fumo, muitas dezenas de pessoas que ficaram feridas, centenas de pessoas desalojadas, largos milhares de animais mortos e dezenas de milhares de hectares de pinhal literalmente reduzido a cinzas. Infelizmente este tipo de flagelo tem-se vindo a repetir ano após ano, assim como se repetem as declarações dos governantes, que sem pudor asseguram que no verão seguinte tudo será diferente, para melhor.

Desde a primeira hora que os portugueses mostraram a sua grandeza, ao serem solidários com as vítimas do incêndio. Os governantes é que não são da sua têmpera nem da sua dimensão e não souberam aproveitar tamanho gesto solidário. Quanto ao resto quase tudo foi dantesco! Até o desespero foi dantesco, como foi dantesco o número de afirmações políticas disparatadas, incongruentes e sem nexo, que exigem algumas interrogações.

Sem comentários:

Enviar um comentário