segunda-feira, 5 de junho de 2017

COMO ESCOLHER OS PRODUTOS DE HIGIENE ORAL MAIS ADEQUADOS PARA MIM? (PARTE IV – ELIXIR/COLUTÓRIO)

INÊS MAGALHÃES
Para além dos meios mecânicos de remoção da placa bacteriana (escova dentária, fio dentário, escovilhão), as medidas de controlo químico podem ser utilizadas como complemento da higiene oral. Aqui falamos, então, dos elixires/colutórios, compostos por diversos agentes químicos e de vários sabores. A escolha destes deve ser sempre baseada nas necessidades individuais de cada pessoa, sendo importante o aconselhamento dos profissionais de saúde oral.

Os elixires/colutórios, para além de reduzirem a formação da placa bacteriana, podem também proporcionar melhorias na saúde gengival, combater a sensação de boca seca e o mau hálito.

Existem, deste modo, diferentes tipos de elixires/colutórios, consoante o fim a que se destinem.

Controlo da placa bacteriana e manutenção da saúde gengival

Existem elixires/colutórios capazes de atuar no controlo da placa bacteriana inibindo ou destruindo as bactérias que a constituem, impedindo ainda a sua adesão à superfície do dente.

Proteção anti Cáries

No sentido de proteger o dente contra os ácidos produzidos pelas bactérias e favorecer a remineralização do esmalte dentário, é essencial a presença de flúor nos elixires/colutórios.

Promoção da saúde gengival

Na presença de doença periodontal (gengivite ou periodontite) o mais indicado é a utilização de um colutório que contenha na sua composição clorohexidina. Este composto vai atuar na inibição da formação da placa bacteriana e na redução da hemorragia, auxiliando a diminuição da inflamação gengival. Contudo, por apresentar alguns efeitos secundários, como a pigmentação dentária e das mucosas, estes só devem ser utilizados com o aconselhamento dos profissionais de saúde oral e por um período curto de tempo.

Xerostomia

A xerostomia é definida como a sensação de boca seca. Este sintoma pode ser causado pela diminuição da produção de saliva ou devido a uma alteração na composição da mesma. No sentido de melhorar o conforto deste sintoma, pode optar-se pela utilização de colutórios específicos para a xerostomia, pois atuam sobre os microrganismos responsáveis pelos principais problemas causados pela falta de saliva e ainda promovem a estimulação desta.

Halitose

Halitose ou “mau hálito” é um problema que afeta muitas pessoas. Como forma de prevenir o problema, existem no mercado colutórios que contém na sua composição compostos capazes de combater as bactérias responsáveis pelo mau hálito. De salientar que é necessário realizar um diagnóstico preciso sobre a origem da halitose, de forma a poder-se intervir sobre as suas causas.

Branqueadores

Os elixires/colutórios branqueadores existentes no mercado, não exercem um efeito branqueador, mas impedem o aparecimento de manchas dentárias, sendo utilizados como manutenção após a realização de um branqueamento dentário.

Em suma, use apenas um elixir ou colutório em situações específicas e sempre aconselhado por um profissional de saúde oral.

Sem comentários:

Enviar um comentário