sexta-feira, 28 de abril de 2017

SIM, MISERÁVEL. A CULPA É TUA

JOÃO MENDES
A culpa é tua porque não percebes a economia, não percebes os mercados, não percebes a importância das agências de rating e dos especuladores. Se percebesses, facilmente entenderias que este mundo precisa de multimilionários tanto quanto precisa que tu vivas a contar tostões. E daí se um grande banco provoca uma gigantesca crise mundial que leva milhões a perder as suas casas e a não saber como pôr comida na mesa no dia seguinte? Não és também tu livre de fundar um banco e enganar uns quantos milhões para que nunca falte gasolina no teu helicóptero? Quem nos manda a nós ser estúpidos? Afinal de contas, nós temos esse direito: o direito de ser estúpidos, de nos deixarmos enganar. Não é bela, esta estranha forma de democracia?

Por isso pára de te queixar e vai mas é empreender. Salário mínimo? Isso é coisa de bandalhos de esquerda que não querem trabalhar. Subsídios? Sistemas nacionais de saúde? Educação gratuita? Deixa-te de merdas: queres qualidade de vida trabalha para a ter. Não há trabalho? Cria o teu. Nasceste num meio desfavorecido rodeado de precariedade e miséria? Não sejas piegas e arregaça mas é essas mangas. O que tu queres é dado e arregaçado sem teres que mexer uma palha. Esquerdalhada inútil que quer viver acima das suas possibilidades e comer refeições de carne todos os dias. Indescritível. 

Acorda miserável. O mundo agora funciona assim. Aliás, o mundo sempre funcionou assim. A diferença é que agora nos tentam vender uma utopia, decorrente desta espécie de democracia em que vivemos, na qual todos podemos ser ricos e poderosos. De tempos a tempos, um iluminado oriundo de um meio modesto que tem uma ideia revolucionária emerge, e lá consegue ascender ao clube dos multimilionários. Parece fácil mas não é, porque estas excepções são isso mesmo: excepções. O grosso dos recursos é controlado pelas mesmas famílias, pelos mesmos grupos, há várias décadas. As crises vão e vêm e as suas fortunas continuam a aumentar e a aumentar. Os políticos vão e vêm e eles continuam a comprá-los. E a nossa indignação vai e vem e nós continuamos confortavelmente sentados no sofá. A revolucionar nas redes sociais.

Segundo o mais recente relatório da Oxfam, divulgado no início deste ano, as oito pessoas mais ricas do mundo possuem uma riqueza combinada superior aos 3,6 mil milhões de terráqueos mais pobres. Chamemos-lhes o 0,1% do 1%. Frequentemente, esses 1% usam os seus vastos recursos para viciar as regras do jogo, comprar legisladores, esmagar a pequena concorrência e a sua riqueza não pára de aumentar. Por cá a coisa não é muito diferente. Umas quantas famílias mandam nisto tudo, não pagam os impostos devidos e ainda têm a distinta lata de nos dar lições de moral. O país real vive a crise, a pobreza, o drama do desemprego e da emigração, e as vendas da Porsche disparam, os lucros do PSI-20 disparam, os salários dos boys disparam e quando a dívida de um banco dispara lá estamos nós, na linha da frente, para pagar a factura, impávidos e convencidos da nossa irrelevância. E o imoral torna-se banal.

Mas a culpa é tua, miserável. É nossa. É que enquanto as castas vão administrando o mundo em seu benefício, nós por aqui vamos andando, distraídos entre futebóis e entretenimento de plástico, mais preocupados com os ingredientes da pizza do Sócrates do que com o assalto permanente ao erário público. Destilamos toda a nossa raiva nas redes sociais, arranjamos desculpas para não votar, fazemos manifestações até à hora do jantar e no dia seguinte tudo continua na mesma. Pão e circo, mesmo como nós gostamos. Mas é mais fácil assim, não é?

3 comentários:

  1. Vai investir sem ter dinheiro? Vai produzir sem teres clientes com poder de compra e necessidades? Vai miserável cheio de fome e fraco, doente e ignorante trabalhar sem forças e sem meios? Empreende a cair de morto e de fome e se tens alguns tostões arrisca que te comem tudo? E se fizeres dívidas vais ser um sem abrigo a morrer de fome, de frio e de doenças debaixo de uma ponte? Que texto mais manipulador e irrealista. Sem mais comentários? Miserável manipulação da miséria? As pessoas mal informadas, manipuladas e alienadas por políticos desonestos é que lhes dão o poder para eles lhes fazerem mal. MR

    Leia mais nas minhas Notas aqui no Facebook e nos Blogues "utopiaearealidade.blogspot.com"


    ResponderEliminar
  2. Caro Manuel Ribeiro, Acho que não percebeu o texto!

    ResponderEliminar
  3. o texto é generalista... concordo em muitos pontos mas falta-lhe a realidade

    ResponderEliminar