quarta-feira, 26 de abril de 2017

QUISTO SINOVIAL - TRATAMENTOS

MARCELO PEREIRA
O Quisto sinovial ou Glanglion Sinovial é uma dilatação patológia da membrana sinovial de um determinado tendão, que armazena um líquido lubrificante, que permite um melhor deslizamento dos tendões, dentro de suas respetivas bainhas.Este mesmo pode aparecer devido a um trauma, ou esforço repetitivo, podendo aparecer em vários locais do corpo, mas o mais comum é no punho.

Os principais sintomas são o aparecimento de um tecido volumoso, podendo em muitos casos estar associada dor. O tratamento pode ser fisioterapia, cirurgia ou uso de corticóide.

É frequente a procura de pacientes na nossa clínica, com estes tipos de patologias, principalmente ao nível da zona anterior do punho, como podemos ver na imagem a cima descrita. 

Nestes casos muitos dos nossos pacientes, desconhecem os efeitos da Fisioterapia nestas patologias.
QUISTO SINOVIAL

Na Fisioon temos desenvolvido abordagens através da Fisioterapia Invasiva, com resultados bastante significativos logo após a primeira sessão, onde ao fim de um ciclo de 3 ou 4 sessões, o Quisto desaparece totalmente. Neste casos o mais importante ao inverso do que acontece na cirurgia, onde é retirado o Quisto, no nosso caso realizamos uma abordagem ecoguiada ao nível da “raiz” do Quisto e desta forma permite eliminar o mesmo de forma gradual e menos dolorosa.



Na imagem podemos observar a ecografia de um paciente, na esquerda observamos o Quisto Sinovial na primeira consulta e na imagem da direita, a ecogradia após o primeiro tratamento, onde observamos uma regressão bastante significativa do Quisto.

Sem comentários:

Enviar um comentário