FÁTIMA LOPES CARVALHO |
Enquanto corre o pé move-se constantemente para a frente e o atrito contínuo provoca danos nas unhas, um dos problemas mais comuns em corredores é sem dúvida o aparecimento de unhas negras. As unhas apresentam esta coloração devido a microtaumatismos repetitivos como o toque das unhas na zona superior das sapatilhas, esta coloração caracteriza-se por hematoma subungueal.
Estes hematomas se não forem tratados corretamente pode levar ao aparecimento de outras patologias ungueais tais como: onicocriptose (unha encravada), onicomicose (micose nas unhas), onicogrifose (engrossamento das unhas) ou onicólise (despreendimento total da unha).
COMO CUIDAR DAS UNHAS PARA EVITAR PROBLEMAS DURANTE A CORRIDA
Deve cortar as unhas 7 a 10 dias antes do trail ou da corrida
As unhas não devem ser cortadas demasiadamente curtas para não desproteger o leito ungueal.
O corte ungueal deve ser reto, pois o arredondamento dos cantos das unhas pode provocar uma onicocriptose.
Não corra com sapatilhas muito apertadas, o ideal é comprar as sapatilhas sempre ao final do dia pois é quando o pé se encontram mais edemaciados (inchados).
Utilizar meias sem costuras; as costuras podem gerar atritos nos dedos.
Para minimizar o problema o ideal é consultar um Podologista (www.centroclinicodope.pt) para analisar a dinâmica do seu pé e avaliar qual a biomecânica do mesmo, visto cada corredor apresentar um tipo proprio de apoio plantar.
Sem comentários:
Enviar um comentário