quarta-feira, 14 de março de 2018

MATURIDADE E APRENDIZAGEM

ELISABETE RIBEIRO
As etapas do desenvolvimento da criança devem suceder-se de forma saudável e normal para que a construção do conhecimento na aprendizagem formal seja conseguido com sucesso. Essas etapas devem ser vividas integralmente de modo a prepara as etapas seguintes. É muito comum as crianças serem encaminhadas para consultas de Psicologia de orientação porque não conseguem aprender. Na maior parte das vezes das vezes o motivo dado é a falta de maturidade. São apresentadas lacunas nas áreas da linguagem, matemática, entre outras, e podem ter a sua origem na falta de prontidão para a aprendizagem formal. 

A escola exige, desse tipo de aluno, maior responsabilidade e disciplina mas o nível de exigência para o crescimento físico não acompanha o nível mental e emocional da criança. É importante incluir a família para que os resultados possam acontecer. A postura familiar, o lidar com a rotina em casa e na escola podem favorecer esta evolução. Quando uma criança não deseja o crescimento por não conseguir, achar difícil ou mesmo complicado o que está a viver, também não conseguirá acompanhar as tarefas escolares. Atividades com jogos, diálogo aberto com os pais podem contribuir para uma melhoria no processo de aquisição de aprendizagens.

A avaliação motora, nestas circunstâncias, também facilita a perceção de aspetos que são importantes para o desenvolvimento, como por exemplo, motricidade fina e grossa.

Diante deste quadro há muitos aspetos que podem impedir o sucesso no processo ensino aprendizagem. Em alguns casos, quando um aluno não está bem na escola, nem sempre se poderá considerar dificuldade na aprendizagem. Neste caso temos então dificuldades em lidar com o crescimento, não sendo possível para tais crianças acompanhar métodos e procedimentos que estão além do seu estado intelectual, afetivo, social.

Um trabalho multidisciplinar entre escola, família e profissionais especializados podem antecipar o diagnóstico das dificuldades escolares de crianças com maturidade inferior e criar novas perspetivas para as suas aprendizagens.

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