segunda-feira, 5 de março de 2018

AS MULHERES NO MUNDO EMPRESARIAL

FILIPE LOURENÇO
Falar de sucesso empresarial nos dias de hoje, passa invariavelmente por falar de mulheres no comando!!!

Não digo isto com qualquer simpatia desmedida mas sim com a consciência empresarial, de que hoje o sucesso nas empresas, implica ter mulheres em cargos de chefia. 

Na semana em que as mulheres são alvo das melhores atenções, é importante focar que as mulheres têm hoje um papel preponderante na visão das empresas para o futuro. 

É justo dizer que as mulheres imprimem uma dinâmica "romântica" e "pragmática" ao mesmo tempo e que a combinação dos valores é deveras diferenciador para as empresas.

Empresa que quer ter sucesso, tem de ter mulheres a tomar decisões total ou parcialmente.

Em Portugal, o número de homens empreendedores corresponde a 9,3% da população adulta masculina e as mulheres a 6,2% da feminina, de acordo com o estudo independente GEM – Global Entrepreneurship Monitor, promovido em Portugal pelo ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa e pela SPI Ventures. “Assumindo que o número total de homens e de mulheres é aproximadamente igual, conclui-se que o número de empreendedores do sexo masculino é exatamente 50% superior ao número de empreendedores do sexo feminino“


Num país como o Brasil, um estudo da Serasa Experian revelou que mais de cinco milhões de brasileiras são empreendedoras. As mulheres estão à frente de 43% dos negócios do Brasil, a maior parte delas (98,5%) atuando como MEI ou sócias de micro e pequenas empresas. 


No quadro da CPLP, acaba de ser criada a FME CE-CPLP, Federação das Mulheres Empresárias e Empreendedoras da CE-CPLP, reforçando a importância das mulheres cada vez mais na rota dos negócios e do mundo que foi sempre mais ligado aos homens. 

A mulher tem hoje cada vez mais ascendente e sucesso no mundo empresarial e cada vez mais as empresas têm de pensar as suas lideranças com as mulheres na gestão de topo.

Ser Mulher é muito mais que ser Mãe... Ser Mulher é cada vez mais uma responsabilidade vincada nesta sociedade. 

Parabéns a todas as mulheres!!!

1 comentário: