FILIPE LOURENÇO |
Falar de sucesso empresarial nos dias de hoje, passa invariavelmente por falar de mulheres no comando!!!
Não digo isto com qualquer simpatia desmedida mas sim com a consciência empresarial, de que hoje o sucesso nas empresas, implica ter mulheres em cargos de chefia.
Na semana em que as mulheres são alvo das melhores atenções, é importante focar que as mulheres têm hoje um papel preponderante na visão das empresas para o futuro.
É justo dizer que as mulheres imprimem uma dinâmica "romântica" e "pragmática" ao mesmo tempo e que a combinação dos valores é deveras diferenciador para as empresas.
Empresa que quer ter sucesso, tem de ter mulheres a tomar decisões total ou parcialmente.
Em Portugal, o número de homens empreendedores corresponde a 9,3% da população adulta masculina e as mulheres a 6,2% da feminina, de acordo com o estudo independente GEM – Global Entrepreneurship Monitor, promovido em Portugal pelo ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa e pela SPI Ventures. “Assumindo que o número total de homens e de mulheres é aproximadamente igual, conclui-se que o número de empreendedores do sexo masculino é exatamente 50% superior ao número de empreendedores do sexo feminino“
Num país como o Brasil, um estudo da Serasa Experian revelou que mais de cinco milhões de brasileiras são empreendedoras. As mulheres estão à frente de 43% dos negócios do Brasil, a maior parte delas (98,5%) atuando como MEI ou sócias de micro e pequenas empresas.
No quadro da CPLP, acaba de ser criada a FME CE-CPLP, Federação das Mulheres Empresárias e Empreendedoras da CE-CPLP, reforçando a importância das mulheres cada vez mais na rota dos negócios e do mundo que foi sempre mais ligado aos homens.
A mulher tem hoje cada vez mais ascendente e sucesso no mundo empresarial e cada vez mais as empresas têm de pensar as suas lideranças com as mulheres na gestão de topo.
Ser Mulher é muito mais que ser Mãe... Ser Mulher é cada vez mais uma responsabilidade vincada nesta sociedade.
Parabéns a todas as mulheres!!!
OBRIGADA Sr.Filipe Lourenço
ResponderEliminar