domingo, 17 de dezembro de 2017

FAZER PARTE DE UMA ORGANIZAÇÃO SOCIAL É… AMAR!

ANABELA BRÁS PINTO
Em virtude dos factos recentes acontecidos com uma importante organização social em Portugal, gostava de dedicar algumas palavras ao tema.

Hoje, a fazer uma pesquisa (como faço frequentemente) de projetos de organizações sociais, percebi algumas coisas que estão implícitas ao nosso trabalho, mas que não são ditas. Uma delas é o AMOR com que trabalhamos por aquilo que acreditamos.

Na verdade, depois de procurar igualmente em bancos de imagens pela palavra “social” “direitos humanos”, fui ter a imensas imagens de reencontros (ou encontros) familiares, pessoas com o coração nas mãos, coração no coração, coração em todo o lado. Na verdade, é isso mesmo. Trabalhamos com o coração.

Há quem acredite que o trabalho numa organização social, para muitas pessoas, tem um pouco de egoísmo subjacente: necessidade de se provarem capazes, necessidade de se sentirem úteis. Pergunto eu: há maior grandeza do que a pessoa que nos procura porque quer ser útil? Porque quer fazer a diferença?

O verdadeiro voluntário, colaborador de uma organização social, apaixona-se por regra pelo trabalho que faz, pelas pessoas que segue, pelas crianças que forma.

As organizações sociais não são perfeitas. Funcionam com pessoas e logo, com as emoções, o turbilhão de comoções que cada um de nós traz ao trabalho social. Funciona de pessoas para pessoas e com pessoas e por isso, desde logo, o caldeirão de emoções alarga e dispersa. Mas este caldeirão de emoções traz também um enorme amor, e é isso que vou tentar lembrar sempre às pessoas que comigo colaboram.

Conflitos? Claro que há conflitos.
Desavenças? Claro que sim.

Há, no entanto, um fim maior, um propósito maior, subjacente não só às organizações sociais, mas a todas as organizações que se pretendem bem-sucedidas no nosso panorama social: chegar ao nosso público (seja ele qual for) e fazer com que fiquem contentes com a nossa entrega, com a nossa partilha, profissionalismo e generosidade.

E hoje aqui entrego o meu coração e o da minha equipa, que convictamente trabalha com o coração.

Hoje deixo também um mote para pensar: e se agíssemos todos mais com o coração? O que aconteceria?

Uma boa semana para si!


#ong #emocao #coracao #organizacao

Sem comentários:

Enviar um comentário