segunda-feira, 29 de setembro de 2014

SETEMBRO E O OUTONO...

CATARINA DINIS
DR
Irremediavelmente estamos no Outono. O Outono sinonimo de maturidade, da cristalização dos sonhos, o partir das andorinhas, o chegar da imensidão de folhas coloridas espalhadas pelo chão, a traçar as nossas rotas diárias. Outono o regresso a rotina, ou a quebra da monotonia… como assim entendermos…

O Outono é também uma excelente estação do ano para escrever. Sair, caminhar entre as folhas, entre as pingas da chuva, olhar em redor e escrever incessantemente, deixar fluir cada cor em cada palavra de poesia e prosa.

Setembro de origem latina Septem (sete), sendo que era o sétimo mês no calendário Romano que apenas começava no nosso Março… é o mês nos traz o belo Outono, o regresso as aulas e ao trabalho, traz-nos as vindimas e as uvas douradas pelo sol quente do Verão saudoso.

Setembro carregado de datas e histórias como todos os meses que vão viajando pelo nosso calendário, algumas das quais achei pertinente deixar uma palavra…

Assim em setembro mas de outros anos, décadas, temos os restos do Titanic que são encontrados por uma expedição americana e francesa; a independência do Uzbequistão, nascimento da internet, ao dois computadores trocarem dados, queda do regime de Roma, proclamação da Republica Francesa, é criado o Google, e o servidor de internet português Sapo, ratificação do Tratado de Tordesilhas, é inventado o cachorro quente, estreia em Technicolor o filme, O feiticeiro de Oz, iniciando a cor no cinema; a mudança do Ocidente com o ataque terrorista das Torres Gémeas e ao Pentágono nos Estados Unidos; Lehman Brothers declara falência e começa a crise económica; início da Guerra da Independência do México, que duraria mais de 10 anos; Desembarque das tropas aliadas na Guerra da Crimeia; foi feita a patente da lâmpada elétrica… é interessante como o tempo passa e passou através da historia e de grandes homens que marcaram para sempre os livros.

Não haja duvida que Outono e Setembro nos trazem conhecimento, nos trazem a sabedoria.

Sem comentários:

Enviar um comentário