quarta-feira, 20 de novembro de 2013

UTAD PRESTIGIA CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Começou esta segunda-feira e vai prolongar-se até dia 23 de novembro a Semana da Ciência e Tecnologia na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).
A iniciativa integra um conjunto de atividades abertas à comunidade, especialmente às escolas, oferecendo oportunidades de observação científica e de contacto pessoal com especialistas de diferentes áreas do conhecimento.
A primeira palestra teve lugar esta segunda-feira, dia 18 de novembro, às 14h30, na Aula Magna da UTAD. Adélia Sequeira, depois de ter palestrado em países como a Alemanha, França, Espanha, Estados Unidos, Singapura, Itália, Grécia, República Checa, esteve presenta na Semana da Ciência e Tecnologia da UTAD. A cientista do departamento de matemática do Instituto Superior Técnico falou à assistência sobre “A Matemática do Sistema Cardiovascular”. Palestra inserida no tema: “ A Matemática do Planeta Terra... na UTAD”.
Pormenor da palestra de Adélia Sequeira
D.R.
Ao longo de uma hora e meia, Adélia Sequeira transmitiu aos ouvintes algumas das aplicações da matemática na área da medicina. Explicou que as doenças cardiovasculares, em particular, que são a principal causa de morte em Portugal, podem ser estudadas com recurso à matemática. Uma vez que o estudo das doenças é uma área multidisciplinar, onde são bem-vindas colaborações e diversas áreas, como é o caso da matemática.
Adélia Sequeira, Vice-Presidente do Centro de Matemática e Aplicações (CEMAT), já foi agraciada com vários prémios científicos. E a plateia reconhece a importância da presença de nomes como este na Semana da Ciência e Tecnologia da UTAD. Pedro Carvalho, um dos muitos alunos que esteve presente na palestra, refere que “deve ser complicado para uma pessoa como ela ter disponibilidade para vir falar com alunos do ensino superior em Vila Real.”
Um dos estudos desenvolvidos, por ela e pela sua equipa, pode prever se um aneurisma pode ou não rebentar, com recurso a técnicas avançadas que vão sendo debatidas com médicos.
Esta palestra foi apresentada pelo Reitor da UTAD, António Fontainhas Fernandes, que reforçou a importância de iniciativas como esta. Esteve também presente o Presidente da Escola de Ciências e Tecnologias e a Diretora do Centro de Matemática da UTAD, que expressaram a sua vontade em que os alunos aproveitem ao máximo esta semana.
Haverá, ainda, muitas atividades como oficinas, visitas a laboratórios, exposições, visitas guiadas ao museu de geologia, conferências e colóquios, passeios científicos, observações astronómicas, entre outras.
O programa encontra-se disponível no site oficial da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e conta com atividades para todos os gostos.

Cartaz da Semana da Ciência e Tecnologia
R.R.: Organização do evento

Sem comentários:

Enviar um comentário