quinta-feira, 21 de novembro de 2013

SELEÇÃO ENVOLTA EM POLÉMICAS A CAMINHO DO BRASIL


A seleção portuguesa de futebol consegui esta semana, nos arredores de Estocolmo, o apuramento para o Mundial de 2014.
Este apuramento confirma a época de sucesso da seleção portuguesa no âmbito internacional. Uma vez que desde o início do século XXI, a seleção conseguiu sempre um lugar nas fases finais dos Campeonatos do Mundo e da Europa.
A seleção portuguesa garantiu um lugar entre os 32 finalistas, após ter derrotado, esta terça-feira, a Suécia por 3-2 em Estocolmo, no jogo da segunda mão do play-off de apuramento, depois da vitória por 1-0 em Lisboa.
Os golos só chegaram na segunda parte, pelos pés das duas figuras da noite: Cristiano Ronal (50’, 77’ e 79’) e Zlatan Ibrahimovic (68’ e 72’).
O avançado português, Cristiano Ronaldo, foi o responsável pelos três golos portugueses, mas também o protagonista de uma série de polémicas que envolveram este jogo decisivo.

Comemoração de um dos golos da seleção portuguesa de futebol
D.R.: TVI


Pepsi atropela Ronaldo


A marca de bebidas publicou uma série de imagens polémicas, no Facebook, antes do jogo de apuramento para o Mundial 2014 entre Portugal e Suécia.
Nas imagens pode ver-se um boneco, vestido com as cores da seleção portuguesa de futebol e com o número 7 no peito (número com que Cristiano Ronaldo jogo), amarrado numa linha de comboio, ou com a cabeça “esmagada por uma lata” da bebida em causa, ou mesmo vítima de vudo.
"Vamos passar por cima de Portugal!", é frase, escrita em sueco, que acompanha a imagem que a Pepsi partilhou.
A multinacional já veio pedir desculpa a Ronaldo e à seleção portuguesa na sequência da polémica gerada pela campanha destinada aos consumidores suecos.
As imagens foram entretanto retiradas. Neste momento pode ler-se, na página da multinacional: “O futebol é conhecido pela paixão que inspira, e a competição está a ficar mais intensa. A equipa sueca, infelizmente, foi mais longe do que devia. Nunca quisemos dar ao desporto ou ao espírito de competição uma conotação negativa. Pedimos desculpa a todos aqueles que se sentiram ofendidos pelos posts — estes foram imediatamente retirados. Queremos igualmente dirigir as nossas mais sinceras e profundas desculpas ao Cristiano Ronaldo e à Selecção Portuguesa de Futebol".
Quando as imagens vieram a público, muitos portugueses manifestaram a sua indignação pela campanha, criando mesmo páginas no Facebook para apelar que não se consumissem mais bebidas da Pepsi.   
 
Duas das três imagens publicadas pela Pepsi
D.R.: Google imagens



Ibrahimovic desvaloriza o Mundial sem a sua presença

O avançado do PSG, Zlatan Ibrahimovic, que marcou os dois golos da seleção sueca frente a Portugal, afirma que esta poderá ter sido a última campanha para a fase final de um Mundial em que participa, e refere que não vai prestar grande atenção ao torneio que se realiza no Brasil no próximo ano.
Escrevendo no "Zlatan Unplugged", uma aplicação que Ibrahimovic tem para plataformas móveis as seguintes palavras: "Provavelmente esta foi a última vez que vou tentar chegar ao Mundial com a seleção sueca. Para já, vou continuar a jogar na equipa nacional. Mas uma coisa é certa, um Mundial sem mim não vale a pena ver. Parabéns a Portugal, mas ambas as equipas mereciam estar no Mundial. A desilusão é grande. O Mundial do Brasil foi apenas um sonho para a seleção sueca".

Avançado da seleção sueca, Zlatan Ibrahimovic
D.R.: Google imagens
Saga Cristiano vs Blatter continua

"Parabéns Portugal! A 29.ª equipa confirmada no Mundial, a sua sexta presença na fase final. Fantástica exibição de Cristiano", lê-se na conta oficial de Blatter na rede social twitter.
Em seguida o presidente da FIFA coloca o seguinte “tweet”: "Os finalistas à Bola de Ouro serão anunciados a 09 de dezembro. Selecionadores, capitães e media votaram. Eu não".
Cristiano Ronaldo em declarações á imprensa refere: "Fiz o meu trabalho como tenho vindo a fazer na seleção e na minha equipa. Não tenho de dar resposta a ninguém. A equipa esta de parabéns. Sofremos, mas é assim que as grandes equipas ganham coisas. Deixámos a Suécia crescer um pouco e recuámos um bocadinho, mas estivemos melhor e jogámos melhor."

Presidente da FIFA
D.R.: Google imagens
Para além destas notícias, muitos vídeos relacionados com o apuramento da seleção circulam na rede como é o caso do vídeo de agradecimento dos atletas portugueses aos adeptos:


O vídeo realizados a partir da frase proferida por Ronaldo após um golo: "eu estou aqui":


O vídeo de um jornalista espanhol impressionado com a exibição de Ronaldo:


Entre muitos outros vídeos, imagens e publicações em redes sociais.



Sem comentários:

Enviar um comentário