segunda-feira, 11 de novembro de 2013

QUEM QUER QUENTES E BOAS… QUENTINHAS?

A pergunta é da letra da música “O Homem das Castanhas” de Carlos do Carmo. Porém, no dia de hoje, multiplica-se na boca dos portugueses, que celebram um pouco por todo o país o dia de S. Martinho. Mas quem foi S. Martinho? Será a castanha benéfica para a nossa saúde? Irá cumprir-se a tradição do verão de S. Martinho?

A lenda de S. Martinho

Um pouco por todo o país, os alunos
do ensino primário recuperam a lenda
DR
Diz a lenda que Martinho, nascido na Hungria em 316, era um soldado. Era filho de um soldado romano.
Em França abraçou a vida sacerdotal, sendo famoso como pregador. Foi bispo de Tous.
Certo dia de novembro, muito frio e chuvoso, estando em França ao serviço do Imperador, ia Martinho no seu cavalo a caminho da cidade de Amiens quando, de repente, começou uma terrível tempestade. A certa altura surgiu à beira da estrada um pobre homem a pedir esmola.
Como nada tivesse, Martinho, sem hesitar, pegou na espada e cortou a sua capa de soldado ao meio, dando uma das metades ao pobre para que este se protegesse do frio. Nessa altura a chuva parou e o Sol começou a brilhar, ficando, inexplicavelmente, um tempo quase de Verão.


A tradição da castanha:

Pelo Norte, a dúzia da castanha assada ronda os 2€
DR
A castanha que comemos assada, cozinha ou até salteada em azeite é, de facto, uma semente que surge no interior de um ouriço (o fruto do castanheiro). Mas, embora seja uma semente como as nozes, tem muito menos gordura e muito mais amido (um hidrato de carbono), o que lhe dá outras possibilidades de uso na alimentação. As castanhas têm mesmo cerca do dobro da percentagem de amido das batatas. São também ricas em vitaminas C e B6 e uma boa fonte potássio.
A castanha tem inúmeras aplicações na medicina. As folhas, a casca, as flores e o fruto têm sido utilizados devido às suas propriedades curativas e profiláticas, adstringentes, sedativas, tónicas, vitamínicas, remineralizantes e estomáquicas. Senão veja:

· É um estimulante cerebral e sexual;

· Anti-anémica (castanha crua), anticética e revitalizante;

· Para afinar as cordas vocais e debelar a faringite e a tosse nada melhor do que gargarejos com infusão de folhas de castanheiro ou de ouriços;

· Combate ao envelhecimento celular;

· Promove uma vida longa e saudável;

· Desintoxicar o organismo de metais pesados;

· Pode elevar em 65% o teor de selênio no organismo;

· Produto totalmente orgânico;

· Evita o surgimento de doenças neuro degenerativas com a idade como o Alzheimer;

· Melhora o funcionamento da tiroide;

· Melhora o sistema imunológico;

· Reduz os níveis do mau colesterol do sangue.

Quando à tradição do verão de S. Martinho – A acreditar nas previsões para o estado do tempo, para esta semana, irá mesmo concretizar-se:

Estado do tempo para Vila Real. Previsão: Sapo meteorologia
DR

Sem comentários:

Enviar um comentário