quarta-feira, 8 de julho de 2015

DANÇ&ARTE 9 – ACADEMIA DE DANÇA DE AMARANTE

PAULO SANTOS SILVA 
Depois de um interregno nestas crónicas, ditado por outras razões mais altas e mais fortes que se levantaram, o regresso não poderia ser em melhor data – o dia 8 de julho, Feriado Municipal em Amarante.

Não, não vou aqui discutir se esse feriado deveria acontecer no dia 10 de janeiro, Dia de S. Gonçalo, embora saiba que não são poucos os que isso advogam. Prometo falar do tema numa destas crónicas, fundamentando até lá a minha posição e procurando recolher testemunhos que a possam consubstanciar.

Também não vou falar do significado muito pessoal da data para o cronista, exatamente porque é pessoal, mas acima de tudo porque não falando, já falei…

Vou falar, sim, de um tema que me é caro e que já passou por estas crónicas. A Dança. 

Porquê hoje?... Porque hoje, acontece o espetáculo anual da Academia de Dança de Amarante, denominado de Danç&Arte9 (porque já vai na sua 9ª edição…), e que este ano terá lugar no Centro Cultural Vila Flor em Guimarães. Depois de alguns anos em que se realizou no Teatro Municipal Rivoli, foi “obrigado” a mudar de ares para outros “linóleos”, devido à mudança operada pela Câmara Municipal do Porto, no que à cedência dos seus Teatros Municipais diz respeito, tema sobre o qual já anteriormente escrevi. 

A Academia de Dança de Amarante, conta neste momento com cerca de 240 alunos, distribuídos pelas mais diversas áreas da dança, desde o Ballet Clássico (é uma escola devidamente creditada pela Royal Academy of Dancing, que todos os anos envia um dos seus examinadores, para avaliar os alunos sujeitos a exame), passando pela Dança Contemporânea, Dança Jazz, Hip-Hop, Zumba, Ritmos Afro-Latinos e Danças de Salão. Nesta modalidade das Danças de Salão, além dos conceituados Professores Rute Gomes e Nuno Paulo, que para além de já por diversas vezes terem sido Campeões Nacionais, são um dos pares habilitados a representar Portugal em Campeonatos Europeus e Mundiais, já existem alunos campeões nos escalões em que competem. 

Hoje por hoje, a Academia de Dança de Amarante, é uma escola de referência e como tal deve ser reconhecida e acarinhada pelos amarantinos, pelo trabalho que desenvolve na área a que se dedica. São muitas as horas “gastas” na preparação dos exames e do espetáculo, algumas delas certamente “roubadas à cama”, apenas e só com a mesma motivação, ano após ano – mostrar o MELHOR de cada aluno ao serviço de um coletivo, levando cada bailarino(a) a superar-se em cada momento e a estabelecer novos limites para a sua ambição na dança. Diga-se, em abono da verdade, que o empenho, profissionalismo e qualidade dos Professores Rute Gomes e Nuno Paulo, são raros de encontrar nos dias que correm e merecem todo o reconhecimento e carinho que Amarante lhes possa dispensar. Uma palavra, também, para os outros professores da Academia que também contribuem para o sucesso da mesma, formando com os alunos e encarregados de educação, uma família no verdadeiro e mais puro sentido da palavra, que se une em torno de uma paixão comum que é a Dança.

Do meu passado enquanto bailarino, guardei valores que foram fundamentais para a minha formação como pessoa e que ainda hoje procuro aplicar em tudo o que faço – rigor, exigência e disciplina. Tudo isto, devidamente temperado com esse amor incondicional à mesma e um respeito enorme ao público que paga o seu bilhete para ver um espetáculo e que espera APENAS, que os seus intervenientes estejam ao seu melhor nível.

Esteja certo, caro leitor, que tudo isto está patente na Academia de Dança de Amarante e acontecerá hoje no Danç&Arte9! Esperemos que um dia possa acontecer na cidade que dá nome à Academia e que é a NOSSSA!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário