segunda-feira, 20 de outubro de 2014

ALIMENTAÇÃO

CATARINA DINIS
No passado dia 16 de Outubro, celebrou-se o dia Mundial da Alimentação. E eu não podia deixa –lo em branco.

A sua primeira celebração foi no ano de 1981 e é tão importante pelo facto de procurar consciencializar a opinião pública sobre os alimentos e a nutrição. Ainda mais com todos os sérios problemas de fome e má nutrição.

O fundamental deste dia é a celebração de uma alimentação cuidada e equilibrada, em todas as etapas da vida.

Para essa alimentação ser equilibrada, deve ser rica em frutas, legumes e verduras, grãos e cereais integrais, para garantir ao nosso organismo vitaminas, minerais e fibras.



NOVA PIRÂMIDE ALIMENTAR
DR GOOGLE IMAGES

A Pirâmide é a representação de como deve ser feito o consumo de cada alimento, sem esquecer o consumo de água e da prática de atividade física.

Consequentemente não poderia deixar de escrever sobre a escassez de alimentos e o desperdício do mesmo, uma cruel dicotomia do nosso mundo real. Onde metade do nosso mundo deita fora toneladas de alimentos, a outra metade simplesmente não tem com que se alimentar…

Esta escassez tem várias abordagens, desde a diminuição da oferta de alimentos para o consumo, já que há tendência a direcionar como matéria -prima dos biocombustíveis como é o caso do milho e do trigo, existe um colapso social devido ao aumento dos preços dos alimentos, houve um aumento da população, em ascensão social, como é o caso da china, que começou a comer de modo semelhante a Ocidental, aumentando a procura de alimentos… de todas estas razões o único certo é que não irá terminar.

Um dado que achei intrigantes “três bilhões de pessoas- quase metade da população mundial – sofrem com a insegurança alimentar. E não é por falta de comida mas sim o numero de pessoas que não podem pagar pelo alimento que necessita”- Jomo Kwame Sundaram, economista.

Quantas imagens nos vêm a cabeça, desde os pequenos de olhar escuro, verdadeiro esqueleto, nos braços de sua mãe, em países africanos, as idas aos contentores do lixo de cidadãos das cidades Europeias, ondem a determinadas horas ganham uma vida diferente, de novo encontramos uma fila a hora do almoço e jantar nas casas Abrigo…interminável pintura.

E por outro lado temos o desperdício de alimento…Segundo dados da FAO, cerca de 1.3 bilhões de toneladas de alimentos são desperdiçados anualmente. 

Há uma necessidade de consciencializar cada vez mais o povo, os políticos, as crianças, para um trágico futuro que nos esperasse não dermos um grito de revolta… há que celebrar verdadeiramente este dia Mundial da Alimentação com consciência da dualidade de situações.

Sem comentários:

Enviar um comentário