CATARINA PINTO |
No dia 8 de outubro, assinala-se o dia europeu dos pais e da escola…desde 2002 que esta iniciativa é comemorada em 22 países europeus e, inclusive, temos escolas em que neste dia abrem as suas portas de outra maneira aos pais.
Por vezes podemos não dar conta, mas a tomada de consciência é de suma importância para uma boa educação. A verdade é que ser pai, mãe, e/ou encarregado de educação é uma tarefa que vai para além de qualquer limite…muitas vezes os pais estão envolvidos com outros problemas (profissionais, económicos, pessoais) e leva ao afastamento entre pais e filhos e não é o que pretende, muito pelo contrário. As escolas tem que se adaptar as novas realidades assim como vice-versa… e nem sempre é fácil. Quantas dúvidas e insegurança diária. O que sucede em casa reflete-se na escola assim como o contrário, o aluno procura os seus alicerces e fundir-se na sociedade… tarefa tantas vezes ingrata.
A comunicação entre pais e escola é para mim considerado básico, a chave do sucesso/ insucesso do aluno, uma aliança fundamental para a nossa evolução.
Uma das profissões mais difíceis é de ser pai, e é a única para a qual não há formação. (cit in Ausloos 1996 p.153)
Vamos aproveitar estes momentos tão bons do início da escola e prolongar pelo ano inteiro….
Sem comentários:
Enviar um comentário